A 3a e última parte das dicas traz o que você precisa saber se quiser ver uma competição, um museu de time ou um tour de estádio no exterior
Este post está dividido em 3 partes:
1) Dicas para todo tipo de viagem
2) Dicas para quem vai praticar esportes
3) Dicas para quem vai ver eventos esportivos
Parte 3: Dicas para quem vai ver eventos esportivos
Jogos de futebol e outros esportes
Os ingressos
- Não deixe para comprar na hora. A chance de os ingressos estarem esgotados é sempre grande.
- Não compre de cambistas. Mesmo que o ingresso seja verdadeiro, ele pode ser recusado na catraca se houver queixa de perda ou roubo por parte do dono.
- Adquira antes de sair do Brasil. Hoje em dia, há diversos sites que aceitam pagamento em cartão de crédito e permitem imprimir os ingressos em casa ou retirá-los na bilheteria do estádio. Confira alguns:
- Escolha bem o lugar: cada vez mais os estádios disponibilizam em seus sites ferramentas que permitem saber exatamente como você verá o campo de um determinado lugar na arquibancada. Veja um exemplo:
CLIQUE NA IMAGEM
e depois no setor desejado
Raymond James Stadium – Tampa, Flórida (EUA)
.
No dia do jogo, não esquecer:
- Boné
- Protetor solar
- Tênis e roupas confortáveis
- Câmera
- Dinheiro para compras
Transporte
Na Europa, quase sempre dá para ir de metrô ou ônibus. Já nos EUA, de carro pode ser uma boa pedida. Em ambos os casos, porém, nada supera o táxi e o uber. Eles não se perdem, sabem onde ficam os eventuais bloqueios de trânsito e te deixam mais perto do portão de entrada do que se você for de transporte público ou automóvel alugado.
Quanto tempo antes chegar?
Depende. Nos Estados Unidos, é costume haver atrações fora do estádio desde a manhã, muitas horas antes da partida, seja ela de basquete, beisebol, hóquei ou futebol americano.
Por sinal, na terra do Tio Sam é comum o tail gate, um churrasco feito pela torcida no estacionamento (veja o vídeo).
Vídeo: bastidores do estádio de futebol americano do Tampa Bay Buccaneers
Na Europa, nem sempre há alguma atração antes do jogo em si, mas você pode aproveitar o dia para visitar o museu e a loja do clube (veja mais adiante). Assim, vale a pena chegar duas ou três horas mais cedo.
Segurança
Violência de torcidas pode ocorrer em qualquer lugar. Mas em alguns países, isso é muito, muito raro.
Exemplos:
- Os pacíficos: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, países nórdicos, Japão. Nesses países você pode andar tranquilamente com a camisa do seu time que nada mais do que uma eventual gozação ocorrerá.
- Onde é preciso algum cuidado: Inglaterra, Itália, Espanha, México. Nesses países, vale a pena ser cauteloso. Em geral, nada de mais acontece, mas rusgas do passado podem levar a situações tensas e brigas eventuais.
- Violência presente: Argentina, Uruguai, Paraguai, Turquia, Grécia, Sérvia, Croácia, Rússia. Nesses lugares, deve-se evitar andar fora do estádio com camisa de um time, pois são comuns as brigas de torcidas rivais.
Museus e tours de estádio
Antes de programar sua visita, confira se o lugar estará aberto no dia desejado – muitos museus e tours de estádio não funcionam em dias de competição
Não economize: muitos estádios têm programas variados, que incluem desde uma simples voltinha pela arquibancada até bate-papos com craques do passado, como a Ultimate Anfield Experience, do Liverpool. Escolher pelo preço é garantia de voltar para casa frustrado, pensando no que perdeu. Mate sua vontade e seja feliz!
O que levar
Além da câmera e de calçados confortáveis (os tours podem ser longos), não esqueça de levar dinheiro. Quase todos os clubes que têm museus e tours guiadas também oferecem lojas de suvenires gigantes, daquelas de dar água na boca.
Vídeo: bastidores do estádio de beisebol do Tampa Bay Rays
Confira alguns posts que já fiz sobre museus de times de futebol e outras atrações esportivas:
Oi Mancha!
Apenas para complementar… Ano passado fomos num jogo dos Jets em NY e não deixaram a gente entrar com uma mochila (e nem era tão grande!). A partir da temporada desse ano, isso virou norma em todos os jogos da NFL; por segurança eles só deixam entrar com bolsas pequenas/de máquina fotográfica.
O blog tá muito legal!
😉