Pensando em ir à Terra da Rainha? Então conheça as opções de lazer para quem ama futebol – dos jogos da Premier League às visitas aos museus de Manchester, Chelsea, Arsenal…
Neste domingo, o amistoso Brasil x Inglaterra marcará a reabertura do Maracanã – se não houver mais nenhuma liminar ou ação judicial. Coisas do Brasil…
O Visit Britain – entidade oficial de turismo da Grã-Bretanha – está aproveitando a ocasião para divulgar programas bem legais para os fãs do esporte na terra natal do futebol. As atividades abrangem desde assistir a uma partida da Premier League, até percorrer o túnel dos jogadores em uma excursão por um estádio. Ou, ainda, cobrar um pênalti no Museu Nacional do Futebol, em Manchester. Confira:
Premier League – As partidas ocorrem de agosto a maio. A Thomas Cook Sport vende ingressos de nove clubes da Premier League para visitantes do exterior, incluindo Thomas Cook Sport Manchester United, Chelsea (em Londres), Everton (em Liverpool) e West Bromwich Albion (em Birmingham), entre outros.
Mas vale a pena ficar de olho também nas partidas da segunda ou terceira divisão, ou até mesmo de outras ligas como a Npower Championship League ou a Scottish Premier League. É mais fácil conseguir ingressos e a maioria dos estádios fica no centro das cidades, portanto é fácil chegar de trem. Se você ficar em cidades como Sheffield, Glasgow, Newcastle, Manchester ou Liverpool, é possível reconstituir a história de rivalidade e intriga que gira em torno dos clubes separados por poucos quilômetros de distância.
Saiba mais: www.thomascooksport.com
Visita aos clubes – Se não der para assistir a um jogo, sempre há a opção de visitar algum estádio em excursões a clubes como Tottenham Hotspurs ou Arsenal em Londres, que podem ser reservadas na loja online do VisitBritain (www.visitbritainshop.com/brasil).
No Arsenal, por exemplo, é possível conhecer os bastidores com guia em áudio (disponível em vários idiomas, inclusive português), ver onde os seus astros favoritos penduram o uniforme no vestiário, dar uma olhada no campo através do túnel, imaginar os brados da multidão de torcedores e visitar o museu. Ainda melhor é participar das excursões com lendas do futebol, nas quais o guia pode ser Charlie George (membro do time vencedor da Copa da Inglaterra de 1971) ou o capitão Kenny Sansom, vencedor da Copa da Liga de 1987.
Muitos fãs também visitam o histórico estádio de Wembley, onde, além do futebol, há concertos de música transmitidos para o mundo todo. Você pode subir os 107 degraus e fazer de conta que está recebendo o troféu do time vencedor das mãos do primeiro-ministro, sentar-se no camarote real ou na frente da mesa do técnico, para uma entrevista coletiva, como acontece no final de cada partida.
Há vários outros clubes que oferecem excursões aos estádios, como Manchester United, Bolton Wanderers, Middlesbrough, Celtic em Glasgow e o estádio Liberty em Swansea (País de Gales), sede do Swansea City FC, que acaba de entrar na Premier League. Se visitar o Celtic, confira o Museu do Futebol escocês em Hampden, cujas 14 galerias apresentam a tradição única que alimenta a paixão dos fãs ao norte da fronteira.
E, claro, há o Liverpool, que já abordamos aqui no blog.
Museu do Futebol – Se você for para Manchester, vale a pena visitar o Museu Nacional do Futebol, que se tornou um sucesso desde sua abertura no ano passado, até mesmo entre os que não são fãs de futebol.
O melhor de tudo é que a entrada é gratuita, com exceção de algumas atrações interativas. Depois de passar pelas catracas, a exposição revela a história do esporte e o motivo pelo qual o futebol tem raízes profundas na alma britânica. A Galeria da Fama celebra os maiores clubes, times e jogadores. Você pode tentar marcar um gol de pênalti e depois compartilhar seu placar com os amigos pela internet, descobrir como a mídia relata o que acontece dentro e fora do campo, assim como explorar a relação entre futebol e moda.
Saiba mais:
www.visitbritainshop.com
www.nationalfootballmuseum.com
www.scottishfootballmuseum.org.uk
www.wembleystadium.com
Acesse www.visitbritain.com/football para obter mais informações sobre como apreciar o futebol na Grã-Bretanha.
Um comentário em “Grã-Bretanha para quem ama futebol”
Comentários encerrados.