O berço do bicampeonato mundial de 1962

Cada vez mais me convenço de que hotéis e afins precisam preservar as memórias dos grandes feitos esportivos de que fizeram parte. E aqui mais um capítulo dessa “arqueologia esportiva” que tenho empreendido meio sem querer…

Algumas semanas atrás, postei aqui sobre Guanajuato, o lugar turístico que a Seleção de 1970 escolheu para sua preparação, antes de conquistar o tricampeonato no México.

Pois bem, semana passada, estive em Campos do Jordão e topei com o hotel Vila Inglesa, onde aconteceu a mesmíssima coisa, só que oito anos antes, em 1962, na preparação para a Copa do Mundo do Chile.

Eu já sabia que a Seleção Brasileira havia passado por lá – e a té citei isso na matéria que fiz sobre o hotel aqui mesmo no blog. Mas, desta vez, decidi investigar mais.

Acabei fotografando as referências à passagem da Seleção por Campos do Jordão antes da conquista do bicampeonato mundial (acima).

Tem até o cardápio do jantar de gala oferecido pelo hotel à Seleção!

Cardápio do Jantar de Gala para a Seleção Brasileira de Futebol de 1962
Cardápio do Jantar de Gala para a Seleção Brasileira de Futebol de 1962

Mas descobri também uma fonte de informação preciosa aqui na internet: o site Campos do Jordão Cultura, que traz toda essa história em detalhes, com fotos e reproduções de publicações de época. Vale a pena visitar e ler!

siteviong

E finalizo com uma crítica construtiva: tanto o hotel Vila Inglesa quanto a Secretaria de Turismo de Campos do Jordão poderiam dar mais valor a esse fato, não?

É muito fácil criar uma mostra de fotos e painéis com textos (como os do site que citei acima) e espalhar pelo hotel e por pontos turísticos da cidade.

Fica a sugestão.

Pelé, Coutinho, Vavá, Garrincha e companhia merecem!


Saiba mais:

Campos do Jordão Cultura – Seleção de 1962 – A

Campos do Jordão Cultura – Seleção de 1962 – B

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s