Cada vez mais me convenço de que hotéis e afins precisam preservar as memórias dos grandes feitos esportivos de que fizeram parte. E aqui mais um capítulo dessa “arqueologia esportiva” que tenho empreendido meio sem querer…
Algumas semanas atrás, postei aqui sobre Guanajuato, o lugar turístico que a Seleção de 1970 escolheu para sua preparação, antes de conquistar o tricampeonato no México.
Pois bem, semana passada, estive em Campos do Jordão e topei com o hotel Vila Inglesa, onde aconteceu a mesmíssima coisa, só que oito anos antes, em 1962, na preparação para a Copa do Mundo do Chile.
Eu já sabia que a Seleção Brasileira havia passado por lá – e a té citei isso na matéria que fiz sobre o hotel aqui mesmo no blog. Mas, desta vez, decidi investigar mais.
Acabei fotografando as referências à passagem da Seleção por Campos do Jordão antes da conquista do bicampeonato mundial (acima).
Tem até o cardápio do jantar de gala oferecido pelo hotel à Seleção!

Mas descobri também uma fonte de informação preciosa aqui na internet: o site Campos do Jordão Cultura, que traz toda essa história em detalhes, com fotos e reproduções de publicações de época. Vale a pena visitar e ler!
E finalizo com uma crítica construtiva: tanto o hotel Vila Inglesa quanto a Secretaria de Turismo de Campos do Jordão poderiam dar mais valor a esse fato, não?
É muito fácil criar uma mostra de fotos e painéis com textos (como os do site que citei acima) e espalhar pelo hotel e por pontos turísticos da cidade.
Fica a sugestão.
Pelé, Coutinho, Vavá, Garrincha e companhia merecem!
Saiba mais: