Confira algumas coisas bem legais que são muito comuns no exterior, mas que raramente você encontra em resorts e hotéis de nosso país
É chato dizer, mas a verdade é que a grande maioria dos hotéis e resorts do Brasil deixa muito a desejar em relação a estabelecimentos de fora que cobram os mesmos preços.
Ainda estão longe da realidade no Brasil muitos recursos, amenidades e pequenos detalhes que as opções de hospedagem dos Estados Unidos, Europa e Ásia oferecem.
Confira 10 itens que nossos hotéis deveriam começar a ter – e urgentemente!
Cafeteira
Isso começou nos hotéis americanos, mas hoje em dia muitos da Europa também têm. Uma cafeteira com sachês de vários tipos de café e chá – tudo incluso na diária e reabastecido diariamente. Porque não há nada mais gostoso que tomar um cafezinho ou um chá na hora que você bem entender, sem precisar pedir nem sair do quarto. Aqui no Brasil, são raríssimos os hotéis e resorts que oferecem isso. Um dos poucos em que tive o prazer de ver isso foi o Pullman Guarulhos.
Tábua e ferro de passar
Na minha primeira viagem aos Estados Unidos, em 1989, eu vi isso em um hotel, dentro do armário, e me espantei. Depois entendi o quanto isso é bom para quem viaja a negócios ou para algum evento formal, como um casamento, por exemplo. Hoje, o que me espanta é que no Brasil ainda é raro ver esse tipo de amenidade no quarto.
Umidificador
Ok, nem todo lugar demanda isso. Se você viajar a Manaus, aliás, vai querer o contrário! Mas em condições normais de temperatura e pressão, o umidificador de ambiente é um santo remédio para as narinas e gargantas ressecadas pelo famigerado ar condicionado. Recentemente, numa viagem para a Suíça, fiquei em um quarto de hotel que tinha dois!
Menus de delivery
Isso é tão simples, mas eu nunca vejo no Brasil! Qualquer hotel americano tem menus de delivery dos restaurantes próximos disponíveis na recepção ou mesmo no quarto. Afinal, nem todo mundo quer engolir todo dia a comida do room service. Eu sei que em terras tupiniquins existe a questão da segurança – o trânsito de entregadores não é lá algo muito bem visto. Mas é uma ideia a se pensar.
Varal de banheiro
Incrível como uma coisa tão simples, que é quase obrigatória nos quartos de hotéis dos Estados Unidos, aqui no Brasil é raridade. O varal de banheiro é um cordão retrátil, que você só estende quando precisa, de um lado a outro do box de banho ou em outra parte do recinto. Biquínis, sungas, bermudas e até roupas íntimas secam bem mais fácil ali do que no abajur ou no cabide do armário.
Cabo e tomada de rede 
“Pô, Mancha, estamos em 2019! Você quer ligar sua internet com cabos???” Calma, gente… Sim, o wi-fi é o ideal. Mas quantas vezes você já não pegou um quarto em que o sinal era fraco e intermitente? No Brasil, isso é mais do que comum, porque o número de roteadores por andar é sempre “econômico”… Se você está a passeio, só com tablet ou celular, paciência. Mas se tem um notebook, navegar fica muito mais fácil conectando fisicamente na rede. Para quem usa a internet a trabalho, como eu, isso é muito bem-vindo!
Adaptador de tomada
Por incrível que pareça, ainda existem hotéis no Brasil que não têm à disposição dos hóspedes adaptadores de tomada. E, mesmo quando têm, são poucos e não atendem a demanda. Isso é particularmente grave no caso de estrangeiros que visitam o Brasil. Afinal, nosso (lamentável, ridículo e patético) padrão de tomada é diferente de todos os outros no mundo.
Telefone no banheiro
Isso é particularmente comum nos Estados Unidos. Quase sempre tem uma extensão do telefone no banheiro, ao lado do vaso sanitário ou do chuveiro. Porque não há nada mais desagradável que precisar sair correndo para o quarto para atender uma ligação.
Guarda-chuva
No Brasil, pode faltar água nas torneiras, mas não nas ruas e calçadas. Sim, chove muito por aqui. E qual é o viajante que leva um guarda-chuva na bagagem? Pois é! Tanto nos Estados Unidos como na Europa, muitos hotéis emprestam guarda-chuvas aos hóspedes. Em um hotel em que fiquei na Irlanda, não era nem preciso pedir: ele ficava no quarto.
Chinelos descartáveis
Nos últimos tempos, eu deixei de colocar chinelos na mala quando viajo ao exterior. Porque a maioria dos hotéis de 3 estrelas ou mais fornecem chinelos descartáveis junto com o roupão de banho (este não descartável). Principalmente quando o hotel tem spa ou sauna. Mas, aqui no Brasil, isso não é prática comum ainda.
Tem alguma outra ideia? Coloque aí embaixo nos comentários!
Nos Estados Unidos também eu já vi hotéis com aquelas máquinas de gelo.