Pesquisa: as preferências dos brasileiros

Estivemos no lançamento da Travel Hacker 2017, a pesquisa feita pelo sistema de busca de viagens Kayak. Ela aponta os destinos mais desejados e outras informações – com surpresas!

Antes de tudo, como sempre faço nesse tipo de post, esclareço que não recebo nem recebi nada do Kayak para divulgar este trabalho. Faço porque acho que ajuda os leitores do blog.

Dito isto, eu recomendo: visite o site deles – os caras estão mandando muito bem em termos de informações ao viajante. Estou me referindo à compilação e análise de todas as buscas por voos e hotéis realizadas por usuários brasileiros. Elas permitem grandes sacadas sobre cada destino, quando reservar voos, melhor época para visitar, hotéis e passeios mais procurados…

O nome dessa pesquisa é Travel Hacker Report 2017, que ainda aponta as principais tendências do turismo brasileiro de acordo com a preferência dos próprios viajantes.

Separei alguns resultados interessantes para mostrar aqui:


10 destinos mais populares

Teatro Municipal de São Paulo
  1. São Paulo, Brasil
  2. Rio de Janeiro, Brasil
  3. Miami, Estados Unidos
  4. Orlando, Estados Unidos
  5. Fortaleza, Brasil
  6. Nova York, Estados Unidos
  7. Salvador, Brasil
  8. Recife, Brasil
  9. Lisboa, Portugal
  10. Buenos Aires, Argentina

Estranhou São Paulo em primeiro lugar? Bom, lembre-se que a pesquisa inclui os que viajaram a negócios, para convenções, feiras, eventos e afins. E, nesse caso, a capital paulista é mesmo imbatível.

As surpresas, para mim, foram, em primeiro lugar, as ausências de Paris e Londres. Será resultado da série de atentados? Bom, o fato é que só Lisboa representou o Velho Continente. Buenos Aires em 10º também me chocou. Até bem pouco tempo atrás era o principal destino internacional dos brasileiros.


10 destinos em alta

Gran Teatro de La Habana, em Havana, Cuba
  1. Havana, Cuba
  2. Toronto, Canadá
  3. Nápoles, Itália
  4. Reikjavík, Islândia
  5. Brisbane, Austrália
  6. Boston, EUA
  7. Lisboa, Portugal
  8. Porto, Portugal
  9. Zurique, Suíça
  10. Austin, EUA

Caso você não tenha entendido, essa é a lista dos destinos com maior crescimento de procuras nos últimos doze meses. Ou seja, aqueles que estão virando moda. Meu susto aí foi ver Reikjavík e Brisbane. Alguém imaginava isso?

Por outro lado, adorei ver Austin – uma cidade muito legal, que visitei em 2016 e fiz até matérias lá sobre um hotel descoladíssimo, o lindo autódromo da Fórmula 1 e o icônico estádio de futebol americano da cidade.


10 voos mais econômicos  

Teatro Solis, em Montevidéu, Uruguai
  1. Montevidéu, Uruguai
  2. Buenos Aires, Argentina
  3. Assunção, Paraguai
  4. Santiago, Chile
  5. Córdoba, Argentina
  6. Lima, Peru
  7. San Andrés, Colômbia
  8. Cusco, Peru
  9. Mendoza, Argentina
  10. Puerto Montt, Chile

Legal isso. Montevidéu é uma cidade muito subestimada e precisa ser conhecida pelos brasileiros.

Ah, tá vendo Puerto Montt aí no fim? Essa cidade é a porta de entrada da região dos Lago Andinos – um dos lugares mais bonitos do mundo!

Esse ranking considera só viagens partindo do Brasil para destinos internacionais. Note que a Argentina emplaca três destinos na lista: Mendoza, Córdoba e Buenos Aires.

E uma coisa interessante: o Kayak mostra a variação de preço das passagens conforme o tempo de antecedência da compra. O resultado, em muitos casos, é surpreendente, pois os bilhetes aéreos “nascem” caros (5 ou 6 meses antes da data da viagem), caem de preço (2 meses antes) e voltam a subir bastante (algumas semanas antes da data da viagem).

Ou seja, se é ruim deixar pra comprar na última hora, em muitos casos também não é bom comprar muito cedo.

Aliás, uma ferramenta bem bacana é o Explore, que permite achar as melhores opções de passagens aéreas com base no limite de gastos definido pelo próprio viajante. Também dá para criar a alertas de preços para seus destinos favoritos. Nesse caso, você recebe e-mails avisando quando os valores estão mais baixos.


Saiba mais: http://www.kayak.com.br

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s