Kimpton Van Zandt: o charme de Austin

Jovem, elegante, festivo… Não há hotel mais bacana na cidade sede do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1

Em outubro, acontece o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, no Circuit of the Americas – uma das pistas mais elogiadas por todos os pilotos. Pois em julho, estive lá para conferir (aguarde reportagem!) e acabei me surpreendendo com muitas outras coisas na cidade onde fica a pista – Austin, a capital do Texas. Uma das boas surpresas foi o hotel em que me hospedei: o Van Zandt, da rede Kimpton.

Eu já havia tido contato com hotéis dessa rede relativamente nova, durante minha viagem pela Califórnia em 2015.

Sabia que, ao contrário de outras redes, que costumam padronizar seus hotéis, a Kimpton faz questão de que cada um tenha personalidade própria e não se pareça em nada com os demais. Ou melhor, que só se assemelhem na qualidade.

Pois bem, o Van Zandt é possivelmente o hotel com mais personalidade que já conheci em 14 anos no jornalismo de turismo.

Quarto04

20160722_174046

Começa com a escolha do nome: uma homenagem a Townes Van Zandt (1944-1997), cantor e compositor de country, folk e blues que se tornou tão cult no Texas quanto Bob Dylan e companhia.

Vale lembrar que “Austin não é Texas”, por assim dizer. Esqueça o estereótipo do cowboy conservador republicano quando for para lá.

Esta é uma cidade liberal, lotada de jovens universitários, com um cenário musical pulsante e inovador e que tem orgulho de um lema pra lá de incomum: “Keep Austin Weird” (“Mantenha Austin Esquisita”).

O Van Zandt acompanha isso. É um hotel elegante, mas com perfil jovem, que ostenta referências culturais em vez de luxo.

_DSC6288

Por isso, espere se deparar com um clima de “pool party” todos os dias na lindíssima piscina, que fica anexa ao restaurante e com vista panorâmica do centro da cidade, do Rio Colorado e do Lady Bird Lake.

Clima festivo enlevado pela wine hour, em que os hóspedes pode tomar vinho (de graça) e se conhecer, enquanto curtem a decoração incrivelmente criativa do hotel. Que tal lustres feitos como trompetes e trombones? E uma parede toda cravada de pássaros feitos com antigos LPs? Ou, ainda, um acervo de rádios antigos, com mais de 60 anos, ornando um ambiente? Veja as fotos – você vai entender.

Na hora da fome, não faltam opções próximas do hotel, como o icônico Iron Works Barbecue, famoso por ter sido frequentado até pelo presidente Barack Obama.

Mas dentro do próprio edifício há o charmoso Geraldine’s. Ali, o jovem chef Stephen Bonin oferece uma gastronomia inovadora, com releituras dos clássicos do Texas. Iguarias como o smoked yellow taco – um taco feito com inhame, alho glacê adocicado, tomate tailandês e coentro.

Piscina06

enjoy-music-at-geraldines-bigger

Outra coisa bacana é que o restaurante está sempre cheio de gente. Sim, porque restaurantes de hotel não raro vivem às moscas – falemos a verdade!

No Geraldine’s, a presença da piscina anexa e de um palco onde rolam shows diários de folk, rock e jazz torna o ambiente um imã de gente jovem e festeira. Uma atmosfera deliciosa.

E os quartos? Antes de tudo, vale dizer que este é o maior de todos os Kimptons, com nada menos que 319 habitações.

Caro leitor do Viajando por Esporte, eu já experimentei hospedagens ultraconfortáveis e luxuosas. Mas poucas me marcaram tanto quanto as do Kimpton Van Zandt, especialmente devido à arquitetura dos janelões, que empurram para dentro do quarto as belíssimas vistas do bairro mais descolado de Austin.

A decoração também é bacana demais. Em alguns, há toca-discos antigos – que funcionam! Em outros (os superiores), há instrumentos musicais e amplificadores – tudo de verdade – para você tirar um sonzinho enquanto relaxa…

Suíte presidencial - Kimpton Van Zandt Hotel - Austin (EUA)

Há ainda amenities de estirpe e boas ideias, como guarda-chuvas (sim, às vezes chove por lá!), tapetes para ioga, roupões de boa qualidade e, no frigobar, só guloseimas locais – ou seja, marcas de snacks e bebidas peculiares.

Ah, o wi-fi é free (mas você tem que se cadastrar no programa de recompensa da rede, o Karma Rewards) e o hotel empresta – sem qualquer custo – bicicletas para quem quiser conhecer a cidade de forma ecológica.

_DSC6279

Igualmente de graça é a academia 24 horas, o café ou chá pela manhã (não confundir com o breakfast do restaurante – este, sim, pago) e a distribuição de “milk and cookies” para a criançada à tarde.

Aliás, se você tem filhos pequenos, saiba que o hotel tem um programa chamado Kimpton Kids. Por um valor acrescido à diária, eles preparam o quarto de acordo com a idade das crianças, adicionando berços, camas menores e até mesmo protetores de tomadas e móveis sem cantos vivos.

Também alugam carrinhos de bebê e cadeirinhas para o carro (que muitas vezes as locadoras não têm ou cobram um fortuna).

E o mais bacana de tudo: as crianças ganham presentes no check in e, se os pais quiserem, o hotel providencia aquários com peixes de verdade para ficarem nos quartos.

Já viu algo assim antes? Eu também não… (nem o Parmesolino!)

20160723_083736


Agradecimentos ao Travel Texas e à Hertz Rent a Car.


Kimpton Hotel Van Zandt – 605 Davis St, Austin, TX 78701, Estados Unidos
Visitado em julho de 2016

  • Diárias: a partir de US$ 199 (casal)
  • Para crianças? Sim, veja Kimpton Kids
  • Romântico? Sim, mas de um modo “moderno”.
  • Natureza? Não.
  • Vistas panorâmicas? Sim, espetacular.
  • Tem esporte? Academia.
  • Conforto (de 1 a 10): 8
  • Gastronomia (de 1 a 10): 8
  • Spa (de 1 a 10): – não tem
  • Hospitalidade (de 1 a 10): 9
  • Passeios na região (de 1 a 10): 8

Saiba maisKimpton Van Zandt Austin

Uma opinião sobre “Kimpton Van Zandt: o charme de Austin”

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s