Berlim para os fãs de esportes!

Ela é a 4ª cidade mais visitada por brasileiros em sua primeira viagem ao exterior. Veja o que há de bacana para curtir lá se você ama esportes

Colaborou: Bruno Fracalossi

Como você viu no primeiro post desta série, uma pesquisa realizada pelo Booking.com revelou quais os lugares mais visitados por brasileiros em suas viagens de estreia ao exterior. O resultado está gerando uma série de posts aqui no blog.

Vamos lá com a 4ª colocada: Berlim!

Maratona de Berlim

Quando o tema é esportes, o legal de Berlim é que ela abriga muitos eventos, como a Maratona de Berlim, que acontece todos os anos em fevereiro, além de corridas de bike, torneios de beach volley, competições de modalidades radicais, como skate e patins, e muito mais.

Ah, e tem os jogos do Hertha Berlin! Se você ama futebol, é uma boa pedida comparecer a um jogo deles e ver como é o clima na afamada Bundesliga.

Se você quer ver ou mesmo participar de um desses eventos, fique de olho na agenda esportiva oficial da cidade.


O ESTÁDIO OLÍMPICO

Se você for a Berlim num período em que nada esteja acontecendo, pode, ao menos, visitar um ícone do esporte mundial.

O Olympiastadion – sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 – fica no agradável bairro de  Charlottenburg. Depois de ser restaurado para a Copa do Mundo de 2006, virou atração turística.

Aliás, naquele Mundial, foi palco de seis Jogos, incluindo a estreia do Brasil contra a Croácia. A finalíssima, entre Itália e França, também rolou nesse gramado sagrado para os alemães. E, recentemente, em 2015, sediou a decisão da Liga dos Campeões da UEFA.

Estádio Olímpico

A capacidade atual é de 74.475 pessoas e existe uma visita guiada interessantíssima, que revela toda a história do estádio, referindo-se também a fatos curiosos que nada tem a ver com o esporte.

Como o ocorrido em 9 de janeiro de 2002, quando, durante a reforma do estádio, operários acharam uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial! Ela estava  enterrada sob a arquibancada. Obviamente, foi retirada e detonada pela polícia em local seguro.

Aliás, há vários tipos de tours guiados pelo Estádio Olímpico, todos muito bacanas.


O AEROPORTO QUE VIROU AUTÓDROMO

Tempelhofer Park

O aeroporto Tempelhof já foi o mais importante da Alemanha. Inaugurado em 1926, serviu à força aérea alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, foi cenário de uma das mais épicas operações humanitárias da história, entre 1948 e 49. Durante o famoso Bloqueio de Berlim, por onze meses era a única porta de entrada de comida e suprimentos para toda a população da porção ocidental da cidade (que naquela época era um enclave na stalinista Alemanha Oriental).

Além de toda a sua história, Tempelhof tem uma arquitetura inconfundível e, por isso, foi também escolhido para diversas produções cinematográficas ao longo das décadas.

Mas e o esporte? O que tem a ver com isso? Pois bem, a operação como aeroporto foi encerrada em 30 de outubro de 2008 e suas instalações ao ar livre viraram o maior parque público de Berlim. As pistas de pouso agora são ciclovias e os pátios tornaram-se lugares de prática de parapente e outros esportes.

Tempelhofer Park

Melhor ainda: a Fórmula E se instalou por lá e Tempelhof uma vez por ano vira circuito de corrida para os bólidos elétricos e não poluentes de alta tecnologia, que emulam as competições do futuro. Enfim, a cara de Berlim!

Este ano, a competição acontece em duas etapas, nos dias 10 e 11 de junho. Fique de olho!


A BELA MERCEDES-BENZ ARENA*
* Texto e fotos da Mercedes-Benz Arena por Bruno Fracalossi

Um local não tão famoso para os turistas, mas que merece ser visitado – de preferência para acompanhar um jogo. Essa é a Mercedez-Benz Arena, com nível bem próximo às existentes nos Estados Unidos. Inaugurada em 2008, tem capacidade para 17 mil espectadores e é palco dos jogos do Eisbären Berlin (hóquei no gelo) e também do Alba Berlin (basquete).

A Arena fica localizada no Bairro de Friedrichshain, bem próximo a East Side Gallery, local praticamente obrigatório para os turistas em Berlim. Vale a pena uma passada por lá, mesmo que seja apenas para observar a arquitetura moderna da arena.


Saiba mais: Visit Berlin
Fotos: divulgação – Visit Berlim e Formula E

3 comentários em “Berlim para os fãs de esportes!”

  1. O Mercedes Benz Arena vale a pena ser visto por dentro. Estive em Janeiro deste ano e assisti uma partida do Eisbären Berlin. O local é muito aconchegante. Muitos bares, sanitários, elevador, escadas rolante. Tudo isso pra facilitar o acesso é a saída dos torcedores. Não deixe de visitar.

  2. Ótimo post, não tive a oportunidade de conhecer Berlin ainda, mas acompanho a Bundesliga desde os tempos em que era transmitido pela TV Cultura. Berlin com certeza é uma cidade cheia de histórias em todos os aspectos!

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s