10 motivos para conhecer Interlaken

A cidade suíça é um must go para fãs de esportes radicais, passeios pela natureza e, claro, chocolate. Saiba tudo sobre esse lugar especial!

Recentemente, estive em Interlaken, na Suíça, por ocasião da inauguração da mais alta loja de chocolates do mundo, da Lindt, localizada a 3400 metros de altitude, em Jugfraujoch.
Para o evento, a fabricante de guloseimas chamou ninguém menos que Roger Federer, que disputou uma partida amistosa de tênis no meio da geleira!
Foi uma experiência única. Assim como “única” é a palavra que descreve Interlaken e a região de Jungfrau.
Decidi deixar que as imagens falem por si próprias, fazendo esta matéria no esquema foto-legenda.
Mas também preferi dividir este posts em duas partes. Porque o TOP 1 das 10 maiores atrações, o complexo de entretenimento da montanha Jungfraujoch e da geleira Aletsch, merece uma atenção à parte.
Portanto, aguarde a sequência deste post nos próximos dias, com um destaque exclusivo para Jungfraujoch – Top of Europe!


10

A beleza da cidade

Interlaken fica num vale plano, no cantão de Berna. É cercada de montanhas e está bem no meio de dois lagos – o Brienz e o Thun. Tem 6 mil habitantes e foi fundada em 1133, com o nome de Aarmühle.
Mas não pense que é um destino só para “endinheirados”. Na minha visita, fiquei impressionado pela quantidade de mochileiros e de galera bem jovem, que vai para lá praticar todo tipo de esporte de natureza.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.
Saiba mais: Discover Interlaken 


9

Esportes em terra, água e ar

Lá tem lago (dois!), rio caudaloso, montanha, planície, floresta, neve… Ou seja, dá para praticar qualquer atividade de natureza! Do arvorismo para a criançada ao rafting em coredeiras revoltas, você vê de tudo em Interlaken.
O mais legal, no entanto, é voar de parapente literalmente no meio da cidade, como você pode apreciar nas fotos que fiz praticamente do jardim de meu hotel, o Victoria Jungfrau.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.
Saiba mais: Outdoor Interlaken


8

Natureza em Schynige Platte

Antes da viagem, alguém me descreveu esta opção como “passeio de velho”. Bom, eu acho esse tipo de afirmação de um preconceito sem noção… E quando cheguei a Schynige Platte, percebi que, além de tudo, o lugar é, sim, para todas as idades.
Trata-se de um jardim botânico em plena montanha, a 2076 metros de altitude – com algumas das mais belas vistas de que já desfrutei nos Alpes suíços. E você chega lá em um trenzinho à moda da Belle Époque. Vale a pena!

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.
Saiba mais: Schynige Platte


7

Guloseimas everywhere!

Falar da gastronomia suíça só é menos prazeroso do que degustá-la! Em Interlaken, você acha desde pratos à base de salmão (aquele de verdade, e não os fakes vendidos no Brasil) até as tradicionais fondue e raclette, feitas com os melhores queijos do mundo.
Mas também há pratos menos conhecidos. Eu, particularmente, recomendo os rostis do restaurante de Harder Kulm – o mirante logo ao lado do centro, aonde se chega num funicular (veja a seguir).

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)


6

O mirante de Harder Kulm

Esse é um dos mais impressionantes mirantes de toda a Europa. E, ao contrário da maioria, muito fácil de visitar. Você toma um funicular (uma espécie de trenzinho para montanhas íngremes) e sobe até 1300 metros de altitude, em cerca de 15 minutos, saindo quase do centro da cidade.
Uma vez lá no alto, dá para se deliciar no Restaurante Panorama, com seu terraço ao ar livre, e apreciar a paisagem, onde se destacam os mais famsos picos da região: Eiger, Mönch e Jungfrau. Sem contar a vista da cidade lá embaixo, entre os lagos Brienz e Thun.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.
Saiba mais: Harder Kulm


5

Compras e comprinhas

Já ouviu falar da Kirchoffer? Essa é uma das mais célebres lojas da suíça, famosa por vender os tradicionais canivetes suíços, assim como relógios de primeira linha. Vale muito a pena visitar a loja, assim como o colorido comércio local, que preza pelos produtos “Not made in China” (risos!!!).
Dica: aproveite a feirinha que toma conta do centro aos sábados! Muitos suvenires de primeira qualidade, queijos, frios, artesanato, perfumes e sabonetes caseiros – tudo em clima de festa.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.
Saiba mais: Kirchoffer 


4

Trens, trens e mais trens!

A impressão que tenho sempre que viajo à Suíça é de que o automóvel será abolido em breve. Porque dá para ir de um canto do país a outro só usando o transporte público: trens, ônibus e barcos, sempre limpos, confortáveis, pontuais e conservados de forma impecável.
Na região de Jungfrau, além de tudo, os trens ainda proporcionam visões panorâmicas de tirar o fôlego (desculpem pelo clichê, mas ele combina com a altitude e o ar rarefeito!). Parece loucura, mas vale a pena andar de trem só por andar, sem destino. Sobretudo se você tiver uma boa câmera fotográfica nas mãos.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.

Saiba mais: Swiss Travel System


3

O jeito suíço de ser

O senso comum nos leva a crer que os suíços são “certinhos, discretos e sérios”. Certinhos, eles são mesmo. Mas discretos e sérios? Hummm… não é bem assim. O povo suíço é de uma criatividade muito peculiar. Se não são espalhafatosos, por outro lado, adoram exibir sua cultura e seu humor refinado. Isso está em toda parte. Também são apegados ao capricho e à estética. Tudo, de uma lata de lixo à fachada de um hotel 5 estrelas, parece ser feito para tornar a paisagem mais agradável para os visitantes.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)


2

Lindt Swiss Chocolate Heaven

Não dá para falar de Suíça sem mencionar o chocolate. E não dá para falar de chocolate sem citar a Lindt. Com toda, sinceridade, caro leitor, eu nunca vi – em todas as minhas viagens – uma loja tão espetacular quanto a que foi inaugurada em julho na geleira Aletsch, a 3400 metros de altitude, com a presença do tenista Roger Federer. Não bastasse o tamanho e a infinidade de tipos de doces, a loja tem especialistas para ajudar nas compras e, claro, está em uma dos mais incríveis cenários alpinos.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.
Saiba mais: Lindt Swiss Chocolate


1

O incrível Jungfraujoch – Top of Europe

A maior atração de Interlaken merece um post à parte!

CLIQUE AQUI PARA VER!

.

.


Fotos por Paulo Mancha D’Amaro ®

Publicado por Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 50 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.

2 comentários em “10 motivos para conhecer Interlaken

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: