Ver um jogo nos EUA: Por conta própria ou com agência especializada?

Decidi reeditar este post, com algumas atualizações. Afinal, muita gente quer saber como é a melhor forma de ver uma partida in loco

Não é segredo que os seguidores deste blog, em sua maioria, são fãs de futebol americano que me conheceram devido ao trabalho na ESPN. Por isso, assim que a offseason começa e a saudade da NFL chega, chovem perguntas para mim sobre como ver uma partida nos EUA.

Uma delas, muito frequente:

“Mancha, é melhor comprar pacote de agência ou providenciar tudo por conta própria?

E o engraçado é que, na maioria das vezes, essa pergunta já vem acompanhada de um comentário: Esses pacotes são caros demais!

Pois bem, amigo leitor do Viajando por Esporte, antes de tudo, vale o disclaimer: eu tenho uma parceria com uma agência especializada, a Turista FC. Que isso fique claro, em nome da transparência.

Por outro lado, independentemente disso, eu sou um jornalista com “J” maiúsculo e me orgulho disso. Nunca publicaria informações erradas ou distorcidas para obter vantagens comerciais. Nunca fiz isso e nunca farei.

Dito isso, vamos aos fatos. É claro que, ao contratar os serviços de uma agência de turismo especializada em esportes, parte do que você pagará será a comissão da própria.

“Então, se eu fizer por conta própria, vou economizar um dinheirão!”  

Nem sempre. Aliás, você pode sair perdendo. Ou nem conseguir viajar – o que é pior ainda. A questão é que agências de turismo costumam ter acordos com hotéis, linhas aéreas, empresas de transfers e fornecedoras de ingressos. Quase sempre elas conseguem um preço melhor, devido à fidelidade e ao volume de compras.

E, assim, mesmo cobrando uma comissão de você, na maioria das vezes, o valor total de um pacote acaba saindo igual ou menor do que aquele que você obteria comprando por conta própria.

Sem contar que você não tem trabalho algum e ainda conta com a garantia de conseguir os ingressos..


“Como assim ‘garantia’ de conseguir os ingressos?”

Explico: às vezes é difícil uma pessoa comum comprar ingresso para um evento esportivo (estou falando de todos os esportes, não só da NFL). Dependendo do jogo, as entradas esgotam rapidamente ou, então, são vendidas à base do sorteio (finais de campeonato): você se inscreve e torce para ser laureado e, desta forma, ter o direito de comprar.

Claro que dá pra comprar ingressos avulsos em sites de revenda, como  o Stub Hub. Muitas vezes, isso vale a pena. Consulte! Mas, às vezes, o preço é alto demais, não há ingressos em sequência (para quando vc vai em grupo e quer ficar junto) e nesses sites sempre existe a possibilidade de golpe (não por parte do site em si, mas dos que revendem por lá). É raro, mas acontece.

Já as agências especializadas têm canais de compra especiais e quase sempre conseguem bons ingressos sem maiores delongas, de forma garantida.

O problema vai além do ingresso

Lembre-se que uma viagem dessas envolve também passagens aéreas, hospedagem e traslados para o estádio. Providenciar tudo isso é um quebra-cabeças bem  mais complicado do que parece. Sobretudo para quem não tem experiência.

Por exemplo, uma vez fui aos EUA ver um jogo do Buccaneers e me hospedei longe do estádio, porque era mais barato. Acontece que, na hora H, eu não entendi como funcionava o transporte público. Fiquei estressado e acabei indo de táxi. Gastei muito mais com o traslado do que havia economizado com o hotel mais distante…🤦‍♂️

Em outra oportunidade, em Denver, levei quase duas horas para conseguir um Uber para voltar para o hotel, num frio de 5 abaixo de zero! Já estava quase morando debaixo da marquise do Mile High…

Se eu tivesse optado por um pacote pronto, de uma agência, não teria tido dor de cabeça, não passaria frio nem nervoso. E gastaria menos.

“Mas então nunca vale a pena fazer uma viagem esportiva por conta própria, Mancha?”

Não foi isso que eu disse. Para ir por conta própria, sem agência, tudo depende de quatro fatores que precisam coexistir:

1ª CONDIÇÃO – O tipo de jogo: É uma partida “comum”? De temporada regular? Então até dá pra ir por conta própria. Tome como exemplo os jogos normais da NBA, da NFL ou da MLB. Para a maioria deles, é relativamente fácil conseguir ingresso (veja os sites de compra no final). E como não tem nada de especial na partida, você escolhe o hotel que quiser e voos com preços normais;

2ª CONDIÇÃO – Quantas pessoas irão: Se forem várias – e todas elas se dispuserem a trabalhar, ótimo! Cada uma pode se encarregar de providenciar uma coisa: um compra os ingressos, outro pesquisa e reserva os hotéis, o terceiro vai atrás das passagens, o quarto cuida do aluguel de carro ou transfer etc. etc. etc.. Ou seja, a trabalheira é diluída no grupo. E vocês economizaram os honorários da agência especializada. Mas repito: isso só dá certo se todos tiverem expertise e vontade para ajudar.

3ª CONDIÇÃO – Antecedência: Quando você vai providenciar tudo? Porque é uma regra óbvia de economia: quanto mais urgência, mais caro e difícil. Planejando e executando tudo com pelo menos uns 4 meses de antecedência, você provavelmente conseguirá garantir os ingressos, voos e hospedagem, e por preços razoáveis. Já deixando para mais perto… só com agência!

4ª CONDIÇÃO – Experiência: Alguém do grupo fala inglês e já viajou para o país onde o jogo será realizado? A questão é que nem sempre é fácil se virar no exterior, sobretudo se você vai para fora de áreas turísticas (que é onde os estádios ficam na maioria das vezes). Muitos pacotes incluem um guia experiente junto com motorista que conhece a cidade etc.. Pense nisso (e lembre-se dos exemplos que dei acima, sobre meus perrengues nos jogos em Tampa e Denver…)

Resumo da ópera:

Não quer dor de cabeça? Gosta de tudo garantido e sem sustos? Vá de pacote das agências.  Quer economizar a todo custo? Faça por conta própria, mas somente se as quatro condições listadas acima forem satisfeitas.

E seja qual fora sua inclinação inicial, pesquise e compare. Consulte as agências antes de decidir, bote tudo no papel e..

… boa viagem e bom jogo!


Agências que oferecem ingressos e pacotes:

TURISTA FC   www.turistafc.com.br
(Agência parceira do Viajando por Esporte)

Faberg Tour  www.faberg.com.br
Fanato   www.fanato.com.br


Onde comprar ingressos avulsos:

Stub Hubhttp://www.stubhub.com
Ticket Masterhttp://www.ticketmaster.com
GoTicketshttp://www.gotickets.com

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s