Está pensando em alugar um carro no exterior? Confira os cuidados e providências para que sua road trip não vire uma viagem infernal!
Preciso de carteira de habilitação internacional?
Se você se refere à Permissão Internacional para Dirigir (PID), vou te dizer uma coisa: eu tenho, mas nunca vi um país que a exija. O próprio site do Detran de São Paulo diz que ela serve para o motorista dirigir em país estrangeiro “quando lá permanecer por mais de 180 dias”. Ou seja, para o turista normal, que vai alugar carro por uma semana ou menos, ela é dispensável. Mas não esqueça de levar na viagem a sua boa e velha CNH – esta, sim, as locadoras exigem!

Em que lugares é bacana alugar?
Sabe aquelas cidades bem planejadas, com grandes avenidas e tudo espalhado? Aí vale muito a pena! Lugares como Los Angeles, Orlando, Miami e até mesmo países como Canadá e Alemanha. Neles, além de ser fácil dirigir e achar vaga para estacionar, o carro traz economia, em virtude das grandes distâncias.

E onde é roubada?
Pense bem antes de decidir dirigir em Nova York, Chicago, Roma, Madrid, Tóquio… O carro pode dar mais dor de cabeça do que ajudar nessas cidades, onde há dificuldade de se localizar e ausência de vagas para estacionar. Idem para cidades históricas, com ruas estreitas. Só para você ter ideia, uma hora de estacionamento em Manhattan pode custar US$ 50! O mesmo nos bairros históricos de cidadezinhas europeias. Por sinal, evite ainda mais dirigir e em países “em desenvolvimento”, como Índia, Egito ou Tailândia. É tão confuso e há tantos embaraços ao motorista que sua viagem vira um martírio. Vá de metrô, táxi, uber ou a pé!

Preciso de seguro?
Sim! Por sinal, sabe por que as tarifas básicas das locadoras parecem sempre baratas? Porque nunca incluem seguros. Então pague uma graninha extra e faça o seguro, sempre! Caso contrário, você pode até ficar impedido de deixar o país até pagar pelos danos que cometeu em um acidente. Há vários tipos de seguro. Os básicos só cobrem danos no seu carro; os avançados garantem também o pagamento de danos a terceiros, incluindo custos hospitalares. Eu sempre opto pelo seguro mais abrangente.
GPS da locadora? Esqueça…
Na minha opinião, o melhor navegador que existe é o do seu smartphone (Waze, Google Maps…). Além de tudo, é de graça. Use-o! Afinal, dirigir onde as placas e costumes no trânsito são diferentes já é complicado. Imagine ainda ter que ficar consultando mapas! Sem contar que o GPS do smartphone indica hotéis, lojas, restaurantes e atrações turísticas.
Importante: lembre-se de fazer o download dos mapas do país que vai visitar – no Google Maps, isso é bem fácil. Pois nem sempre seu celular terá sinal para buscar em tempo real as informações. Também não esqueça de levar um carregador automotivo e suporte de painel para o smartphone.

Qualquer um pode dirigir?
Não!!! Só poderão conduzir o carro aqueles que tiverem assinado os documentos na locadora. Em geral, dá para registrar dois motoristas por veículo. Se um terceiro estiver dirigindo e participar de um acidente (mesmo que não tenha culpa), você não recebe o seguro e terá uma baita dor de cabeça.

Posso alugar numa cidade e devolver em outra?
Sim, pode, mas sai caro. A maioria das locadoras cobra a “taxa de retorno”, em torno de US$ 100. Fique esperto!

Essa história de encher o tanque antes de devolver o carro é bobagem…
Se você pensa assim, prepare-se para pagar pelo menos 50% a mais na gasolina. É isso que cobram as locadoras.
Posso dirigir lá fora da mesma forma que no Brasil?
A resposta é “sim” apenas se você for uma pessoa que respeita as regras. Aqui em nosso país, nos acostumamos a fazer conversões proibidas, cortar pelo acostamento, parar em fila dupla, estacionar “só por uns minutinhos” onde é proibido, furar sinal vermelho de madrugada etc. etc. etc.. Saiba que a tolerância para essas coisas é quase zero na Europa, nos EUA, Canadá e em muitos países da Ásia. Eu tenho um amigo que foi multado às 3h da madrugada por passar em um sinal vermelho numa cidadezinha do interior dos EUA, com a rua absolutamente deserta. E quase foi preso porque pediu para o policial “dar um jeitinho”…
Mas eu posso ser multado mesmo sendo estrangeiro?
Sim, pois você assina um termo de responsabilidade. Hoje em dia, a multa chega rápido à locadora. E mesmo se chegar depois de você ter ido embora, elas debitam do seu cartão de crédito.
Tem uma sugestão? Coloca aí nos comentários!