Dicas sobre aluguel de carro no exterior

Está pensando em alugar um carro no exterior? Confira os cuidados e providências para que sua road trip não vire uma viagem infernal! 

 


placa1Preciso de carteira de habilitação internacional?

Se você se refere à Permissão Internacional para Dirigir (PID), vou te dizer uma coisa: eu tenho, mas nunca vi um país que a exija. O próprio site do Detran de São Paulo diz que ela serve para o motorista dirigir em país estrangeiro “quando lá permanecer por mais de 180 dias”. Ou seja, para o turista normal, que vai alugar carro por uma semana ou menos, ela é dispensável. Mas não esqueça de levar na viagem a sua boa e velha CNH – esta, sim, as locadoras exigem!


placa2
Em que lugares é bacana alugar?

Sabe aquelas cidades bem planejadas, com grandes avenidas e tudo espalhado? Aí vale muito a pena! Lugares como Los Angeles, Orlando, Miami e até mesmo países como Canadá e Alemanha. Neles, além de ser fácil dirigir e achar vaga para estacionar, o carro traz economia, em virtude das grandes distâncias.


placa3
E onde é roubada?

Pense bem antes de decidir dirigir em Nova York, Chicago, Roma, Madrid, Tóquio… O carro pode dar mais dor de cabeça do que ajudar nessas cidades, onde há dificuldade de se localizar e ausência de vagas para estacionar. Idem para cidades históricas, com ruas estreitas. Só para você ter ideia, uma hora de estacionamento em Manhattan pode custar US$ 50! O mesmo nos bairros históricos de cidadezinhas europeias. Por sinal, evite ainda mais dirigir e em países “em desenvolvimento”, como Índia, Egito ou Tailândia. É tão confuso e há tantos embaraços ao motorista que sua viagem vira um martírio. Vá de metrô, táxi, uber ou a pé!


placa4
Preciso de seguro?

Sim! Por sinal, sabe por que as tarifas básicas das locadoras parecem sempre baratas? Porque nunca incluem seguros. Então pague uma graninha extra e faça o seguro, sempre! Caso contrário, você pode até  ficar impedido de deixar o país até pagar pelos danos que cometeu em um acidente. Há vários tipos de seguro. Os básicos só cobrem danos no seu carro; os avançados garantem também o pagamento de danos a terceiros, incluindo custos hospitalares. Eu sempre opto pelo seguro mais abrangente.



placa6GPS da locadora? Esqueça…

Na minha opinião, o melhor navegador que existe é o do seu smartphone (Waze, Google Maps…). Além de tudo, é de graça. Use-o! Afinal, dirigir onde as  placas e costumes no trânsito são diferentes já é complicado. Imagine ainda ter que ficar consultando mapas! Sem contar que o GPS do smartphone indica hotéis, lojas, restaurantes e atrações turísticas.
Importante: lembre-se de fazer o download dos mapas do país que vai visitar – no Google Maps, isso é bem fácil. Pois nem sempre seu celular terá sinal para buscar em tempo real as informações. Também não esqueça de levar um carregador automotivo e suporte de painel para o smartphone.


placa7
Qualquer um pode dirigir?

Não!!! Só poderão conduzir o carro aqueles que  tiverem assinado os documentos na locadora. Em geral, dá para registrar dois motoristas por veículo. Se um terceiro estiver dirigindo e participar de um acidente (mesmo que não tenha culpa), você não recebe o seguro e terá uma baita dor de cabeça.


placa8
Posso alugar numa cidade e devolver em outra?

Sim, pode, mas sai caro. A maioria das locadoras cobra a “taxa de retorno”, em torno de US$ 100. Fique esperto!


placa9
Essa história de encher o tanque antes de devolver o carro é bobagem…  

Se você pensa assim, prepare-se  para pagar pelo menos 50% a mais na gasolina. É isso que cobram as locadoras.


Posso dirigir lá fora da mesma forma que no Brasil?

A resposta é “sim” apenas se você for uma pessoa que respeita as regras. Aqui em nosso país, nos acostumamos a fazer conversões proibidas, cortar pelo acostamento, parar em fila dupla, estacionar “só por uns minutinhos” onde é proibido, furar sinal vermelho de madrugada etc. etc. etc.. Saiba que a tolerância para essas coisas é quase zero na Europa, nos EUA, Canadá e em muitos países da Ásia. Eu tenho um amigo que foi multado às 3h da madrugada por passar em um sinal vermelho numa cidadezinha do interior dos EUA, com a rua absolutamente deserta. E quase foi preso porque  pediu para o policial “dar um jeitinho”…


placa10Mas eu posso ser multado mesmo sendo estrangeiro?

Sim, pois você assina um termo de responsabilidade. Hoje em dia,  a multa chega rápido à locadora. E mesmo se chegar depois de você ter ido embora, elas debitam do seu cartão de crédito.


Tem uma sugestão? Coloca aí nos comentários!

 

Publicado por Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 50 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: