Viagem de férias? Faça seu checklist e vá tranquilo!

O fim do ano está chegando! Se você pretende pegar um avião, confira algumas dicas sobre o que levar e como se preparar para sua jornada

O checklist básico:

Alguns dias antes de embarcar, crie o seu checklist básico. Ele deve conter todas as coisas que você tem que levar.

  1. Documentos de viagem. Ou seja, o passaporte (viagens ao exterior) ou o RG (viagens nacionais). Não caia naquele papo de que “o RG é aceito em países do Mercosul”. Teoricamente, é verdade. Mas, na prática, muitos agentes de fronteira dos países vizinhos desconhecem essa regra. Leve o passaporte e evite problemas.

  2. Certificado de vacina contra Febre Amarela. Não esqueça de verificar se é necessário no destino escolhido. Consulte o site oficial de turismo ou do consulado do país em questão. A vacina tem que ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.


  3. Certificado de vacina contra COVID-19.
    Cada vez mais países exigem. Consulte o site de imigração ou turismo do país desejado. A vacinação deve estar completa pelo menos 14 dias antes do embarque. Para imprimir seu certificado, é preciso se cadastrar no ConectSus e seguir as instruções. Não esqueça de baixar e imprimir a versão em inglês do certificado!


  4. Teste de Covid-19 pré-embarque. Quase todos os países e muitas companhias aéreas exigem que você apresente no embarque e na chegada um teste negativo de Covid-19, feito no máximo 72 horas antes do voo (em alguns casos, é menos!). O teste tem que ser do tipo RT-PCR, com resultado traduzido para inglês. Mas não se preocupe, porque quase todos os grandes laboratórios de análise clínicas estão oferecendo esse serviço. Consulte o de sua preferência.

  5. Máscaras de boa qualidade. Mesmo com a pandemia se refreando em boa parte do mundo, as máscaras continuam obrigatórias nos aviões, aeroportos e muitos outros lugares. Importante: há países e estabelecimentos que não aceitam máscaras de pano frouxas ou velhas (ainda que no Brasil isso seja a praxe, infelizmente). Para o avião, leve máscara cirúrgica ou PFF2 (N95), novas e bem ajustadas.

  6. Cinto porta-dinheiro. É aquele que fica “escondido” sob a roupa. Assim você deixa na carteira só o necessário para despesas de cada dia (táxi, comida, ingressos de museus) etc.


  7. Carregadores de celular. São os campeões de esquecimento. Sem eles, tudo fica mais difícil!


  8. Adaptador de tomada. Outro campeão de esquecimento. Lembre-se que cada país tem um soquete de tomada diferente! Se você não tiver um adaptador, saiba que são vendidos em lojas de aeroportos.


  9. Cartões de memória. Lembre-se que nem sempre a viagem toda cabe no seu celular.


  10. Óculos sobressalentes e receita. Se o principal quebrar, ao menos você consegue se virar.


  11. Vouchers. Faça várias cópias dos vouchers de passagens aéreas, hotéis, aluguel de carro e seguro de viagem. E deixe-as em lugares separados (uma na mala despachada e outra na bagagem de mão, por exemplo). Também convém fazer “cópias” de seus cartões de crédito e passaporte. A dica é tirar uma foto deles com o celular.


  12. Remédios e receitas. Lembre-se: é difícil comprar remédios no exterior, ainda mais se você estiver sem a receita.


  13. Telefones de emergência. Para os casos de perda de cartões de crédito e necessidade de uso do seguro de viagem. Convém fazer várias copias e espalhar por malas, bolas e carteiras. Assim, se uma delas extraviar, você ainda possui os números nas demais. Se possível, grave tudo também no celular ou tablet.

 Dicas para antes da viagem:

  • Como nem sempre dá para lembrar tudo de uma só vez, deixe seu checklist na agenda do smartphone. Desta forma, você pode incluir itens toda vez que algo vier à mente.


  • Verifique a voltagem do destino para o qual viaja. Talvez ela não combine com seus aparelhos eletrônicos.


  • Você é vegetariano? Diabético? Não come algum tipo de alimento por motivo religioso? Fale com a companhia aérea: elas oferecem refeições alternativas, sem nenhum custo.


  • Vai viajar com o bebê? Avise com antecedência a companhia aérea. Eles podem reservar um assento especial na primeira fileira, onde dá pra prender um bercinho.


  • Ligue para sua operadora de celular e peça o desbloqueio do roaming. Mas fique de olho: fazer ligações e usar a rede de dados no exterior pode custar uma fortuna. Melhor usar o skype, onde haja wi-fi de graça, ou comprar um sim card local.


  • Não faça malas individuais! Espalhe um pouco de roupas e objetos de cada pessoa em todas as malas do grupo. Assim, se uma mala se extraviar, todo mundo ainda tem pertences nas demais.

Para levar na bagagem de mão:

  • Eletrônicos e objetos de valor – nem pensar em deixá-los na bagagem despachada, que pode se extraviar ou ser vasculhada por larápios.

  • Remédios – se houver extravio da bagagem despachada, é fácil comprar roupas e cosméticos, mas não os remédios. Então leve-os consigo! E lembre-se: o máximo por frasco é de 100 ml no caso de líquidos.

  • Muda de roupa – De novo: se a bagagem despachada se perder, você ao menos tem uma roupa limpa ao chegar. Sem contar que o espaço apertado dos aviões muitas vezes causa acidentes com bebida ou comida. Vale a pena ter uma muda de roupa à mão.

  • Uma caneta. Sim, porque é constrangedor  ter de pedir emprestado para preencher os formulários de imigração e alfândega.

  • Vai levar os filhos? Não esqueça dos brinquedinhos, revistas e videogames para que se distraiam na espera do aeroporto.


  • Se o bebê vai na viagem, leve uma bolsa térmica com alimentos para ele durante o voo. Mas lembre-se que só são permitidos recipientes de até 100 ml. verifique se a companhia aérea permite mamadeiras.

  • Álcool swabs ou lenços antissépticos – Vendidos em farmácias, eles permitem que você higienize sua poltrona e a mesinha de colocar refeições no avião;

Chegou o dia de embarcar!

  • Faça refeições leves no dia de seu voo. Só coma aquilo com que você estiver acostumado. Não arrisque uma indisposição em pleno avião!


  • Identifique toda a bagagem, inclusive a de mão. É comum esquecer bolsas e sacolas na sala de embarque ou dentro do avião.


  • Conforto no avião é fundamental. Nada de roupas apertadas, botas e maquiagem. Vá de camiseta, aquela calça larga, acostumada com seu corpo, e sapatos folgados, que sejam fáceis de calçar e tirar.


  • Lembre-se que na checagem de segurança, você terá que tirar todos os objetos metálicos do corpo. Então economize tempo deixando na sacola suas joias, bijuterias, cintos metálicos, relógios, celulares etc. E use calçados fáceis de tirar e colocar.

  • Se vai levar o notebook ou tablet, deixe-o numa sacola fácil de manipular. Porque você terá de retirá-lo dela na hora do raio-X.

Tem outra dica? Coloca aí nos comentários!

Uma consideração sobre “Viagem de férias? Faça seu checklist e vá tranquilo!”

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s