O fim do ano está chegando! Se você pretende pegar um avião, confira algumas dicas sobre o que levar e como se preparar para sua jornada
O checklist básico:
Alguns dias antes de embarcar, crie o seu checklist básico. Ele deve conter todas as coisas que você tem que levar.
- Documentos de viagem. Ou seja, o passaporte (viagens ao exterior) ou o RG (viagens nacionais). Não caia naquele papo de que “o RG é aceito em países do Mercosul”. Teoricamente, é verdade. Mas, na prática, muitos agentes de fronteira dos países vizinhos desconhecem essa regra. Leve o passaporte e evite problemas.
- Certificado de vacina contra Febre Amarela. Não esqueça de verificar se é necessário no destino escolhido. Consulte o site oficial de turismo ou do consulado do país em questão. A vacina tem que ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.
- Certificado de vacina contra COVID-19.
Cada vez mais países exigem. Consulte o site de imigração ou turismo do país desejado. A vacinação deve estar completa pelo menos 14 dias antes do embarque. Para imprimir seu certificado, é preciso se cadastrar no ConectSus e seguir as instruções. Não esqueça de baixar e imprimir a versão em inglês do certificado!
- Teste de Covid-19 pré-embarque. Quase todos os países e muitas companhias aéreas exigem que você apresente no embarque e na chegada um teste negativo de Covid-19, feito no máximo 72 horas antes do voo (em alguns casos, é menos!). O teste tem que ser do tipo RT-PCR, com resultado traduzido para inglês. Mas não se preocupe, porque quase todos os grandes laboratórios de análise clínicas estão oferecendo esse serviço. Consulte o de sua preferência.
- Máscaras de boa qualidade. Mesmo com a pandemia se refreando em boa parte do mundo, as máscaras continuam obrigatórias nos aviões, aeroportos e muitos outros lugares. Importante: há países e estabelecimentos que não aceitam máscaras de pano frouxas ou velhas (ainda que no Brasil isso seja a praxe, infelizmente). Para o avião, leve máscara cirúrgica ou PFF2 (N95), novas e bem ajustadas.
- Cinto porta-dinheiro. É aquele que fica “escondido” sob a roupa. Assim você deixa na carteira só o necessário para despesas de cada dia (táxi, comida, ingressos de museus) etc.
- Carregadores de celular. São os campeões de esquecimento. Sem eles, tudo fica mais difícil!
- Adaptador de tomada. Outro campeão de esquecimento. Lembre-se que cada país tem um soquete de tomada diferente! Se você não tiver um adaptador, saiba que são vendidos em lojas de aeroportos.
- Cartões de memória. Lembre-se que nem sempre a viagem toda cabe no seu celular.
- Óculos sobressalentes e receita. Se o principal quebrar, ao menos você consegue se virar.
- Vouchers. Faça várias cópias dos vouchers de passagens aéreas, hotéis, aluguel de carro e seguro de viagem. E deixe-as em lugares separados (uma na mala despachada e outra na bagagem de mão, por exemplo). Também convém fazer “cópias” de seus cartões de crédito e passaporte. A dica é tirar uma foto deles com o celular.
- Remédios e receitas. Lembre-se: é difícil comprar remédios no exterior, ainda mais se você estiver sem a receita.
- Telefones de emergência. Para os casos de perda de cartões de crédito e necessidade de uso do seguro de viagem. Convém fazer várias copias e espalhar por malas, bolas e carteiras. Assim, se uma delas extraviar, você ainda possui os números nas demais. Se possível, grave tudo também no celular ou tablet.
Dicas para antes da viagem:
- Como nem sempre dá para lembrar tudo de uma só vez, deixe seu checklist na agenda do smartphone. Desta forma, você pode incluir itens toda vez que algo vier à mente.
- Verifique a voltagem do destino para o qual viaja. Talvez ela não combine com seus aparelhos eletrônicos.
- Você é vegetariano? Diabético? Não come algum tipo de alimento por motivo religioso? Fale com a companhia aérea: elas oferecem refeições alternativas, sem nenhum custo.
- Vai viajar com o bebê? Avise com antecedência a companhia aérea. Eles podem reservar um assento especial na primeira fileira, onde dá pra prender um bercinho.
- Ligue para sua operadora de celular e peça o desbloqueio do roaming. Mas fique de olho: fazer ligações e usar a rede de dados no exterior pode custar uma fortuna. Melhor usar o skype, onde haja wi-fi de graça, ou comprar um sim card local.
- Não faça malas individuais! Espalhe um pouco de roupas e objetos de cada pessoa em todas as malas do grupo. Assim, se uma mala se extraviar, todo mundo ainda tem pertences nas demais.
Para levar na bagagem de mão:
- Eletrônicos e objetos de valor – nem pensar em deixá-los na bagagem despachada, que pode se extraviar ou ser vasculhada por larápios.
- Remédios – se houver extravio da bagagem despachada, é fácil comprar roupas e cosméticos, mas não os remédios. Então leve-os consigo! E lembre-se: o máximo por frasco é de 100 ml no caso de líquidos.
- Muda de roupa – De novo: se a bagagem despachada se perder, você ao menos tem uma roupa limpa ao chegar. Sem contar que o espaço apertado dos aviões muitas vezes causa acidentes com bebida ou comida. Vale a pena ter uma muda de roupa à mão.
- Uma caneta. Sim, porque é constrangedor ter de pedir emprestado para preencher os formulários de imigração e alfândega.
- Vai levar os filhos? Não esqueça dos brinquedinhos, revistas e videogames para que se distraiam na espera do aeroporto.
- Se o bebê vai na viagem, leve uma bolsa térmica com alimentos para ele durante o voo. Mas lembre-se que só são permitidos recipientes de até 100 ml. verifique se a companhia aérea permite mamadeiras.
- Álcool swabs ou lenços antissépticos – Vendidos em farmácias, eles permitem que você higienize sua poltrona e a mesinha de colocar refeições no avião;
Chegou o dia de embarcar!
- Faça refeições leves no dia de seu voo. Só coma aquilo com que você estiver acostumado. Não arrisque uma indisposição em pleno avião!
- Identifique toda a bagagem, inclusive a de mão. É comum esquecer bolsas e sacolas na sala de embarque ou dentro do avião.
- Conforto no avião é fundamental. Nada de roupas apertadas, botas e maquiagem. Vá de camiseta, aquela calça larga, acostumada com seu corpo, e sapatos folgados, que sejam fáceis de calçar e tirar.
- Lembre-se que na checagem de segurança, você terá que tirar todos os objetos metálicos do corpo. Então economize tempo deixando na sacola suas joias, bijuterias, cintos metálicos, relógios, celulares etc. E use calçados fáceis de tirar e colocar.
- Se vai levar o notebook ou tablet, deixe-o numa sacola fácil de manipular. Porque você terá de retirá-lo dela na hora do raio-X.
Tem outra dica? Coloca aí nos comentários!
Um comentário em “Viagem de férias? Faça seu checklist e vá tranquilo!”