Sports Tour USA Parte 4 – A “cidade dos campeões”

Filadélfia tem a maior galeria de murais públicos do mundo. E alguns dos mais importantes e imponentes são dedicados aos esportes

Na sports tour que fiz recentemente a convite do Visit USA, visitei Filadélfia. Confesso que foi uma das maiores surpresas que já tive em terras ianques. Nunca havia dado muita importância ao “berço da independência americana”, mas, ao conhecê-la de fato, percebi como essa metrópole merece ser divulgada mundo afora.

A quinta maior cidade dos Estados Unidos é um monumento às origens do país, com seus museus, estátuas e memoriais. Só o prédio da prefeitura – a maior sede de um governo municipal do planeta – já valeria a viagem.

Idem para a Barnes Foundation, que tem a maior coleção conhecida de obras de pintores impressionistas, pós-impressionistas e modernistas precoces – você literalmente esbarra por todo lado em Renoir, Cézanne, Matisse e Picasso…

Mas, para os fãs de esportes, há um fator a mais… Hoje, Filadélfia tem a maior galeria de murais públicos do mundo. E alguns dos mais importantes e imponentes são dedicados aos esportes. As quatro principais franquias da cidade são representadas: Eagles (NFL), Phillies (MLB), 76ers (NBA) e Flyers (NHL).

 

Trata-se de um deleite para quem está passeando – e também algo impensável em terras tupiniquins, onde dificilmente os murais esportivos sobreviveriam por muito tempo à sanha dos vândalos de plantão.

Por sinal, na Filadélfia aconteceu exatamente o oposto: até 1984, a cidade era suja, feia e absolutamente tomada por pichações. As autoridades, então, decidiram agir. Mas de modo sensato e coordenado.

Se, por um lado, alertaram que haveria tolerância zero para as pichações a partir de então, por outro, criaram um poderoso programa de arte de rua e convidaram os jovens, sobretudo das classes menos favorecidas, a participarem dele.

Hoje, são mais de 3.600 murais pintados em áreas autorizadas, com patrocínio da prefeitura e de empresas. Deu tão certo que existem até passeios turísticos pelos murais – inclusive um só para fãs de esportes.

Jack Robinson

Tem muita coisa de boxe, esportes olímpicos e afins, assim como homenagens a personagens históricos como Jack Robinson (acima).

Como não poderia deixar de ser, a conquista do Super Bowl fevereiro passado, pelos Eagles, deu origem a várias obras de arte pela urbe. Mas uma delas é considerada “a oficial”. Foi inaugurada semana retrasada (8 de maio) e já virou ponto de romaria. Esta abaixo:

Homenagem à vitória no Super Bowl LII

Mas o que não falta são murais homenageando os Eagles, a maioria pintados antes mesmo de o time vencer o Super Bowl.

O mais legal é que quase todos são inaugurados com grandes festas, em que jogadores da atualidade e e do passado comparecem e participam de ações de caridade em favor dos pobres da Filadélfia – sim, há muitos sem-teto na cidade.

Por falar em Super Bowl, a turma de Philly não perdoou… Vejam o mural pintado logo após a vitória contra os Patriots, de Tom Brady…


Agora, mesmo eu sendo mais fã de NFL do que de qualquer outro esporte, os murais da Filadélfia que mais me fascinaram foram os de beisebol e basquete.

Primeiro, o dos Phillies, inaugurado em 2015 com uma baita festa. Ele é gigantesco, com 348 metros quadrados, e exibe mais de 30 jogadores ou momentos icônicos da história do time – tudo explicado num display ao lado do mural (veja vídeo e depois clique aqui).

O outro mural impressionante é o que homenageia os astros da NBA em Filadélfia. O painel retrata vários astros dos 76ers e o mais legal de tudo é como ele foi concebido: a partir de um desenho feito numa folha de caderno por um estudante de 11 anos de idade (veja vídeo abaixo e depois clique aqui).

Enfim, é uma faceta absolutamente apaixonante da metrópole de Pensilvânia e também um exemplo para outras muitas cidades grandes do planeta.

É assim que se faz.


Saiba mais:

Reportagem feita com apoio de:

                     VISITE OS EUA             DISCOVER PHILADELPHIA

 

Uma consideração sobre “Sports Tour USA Parte 4 – A “cidade dos campeões””

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s