Socorro (SP): da decoração de Natal sustentável aos esportes de aventura

Distante apenas 135 quilômetros da capital paulista, Socorro é um dos principais destinos de aventura do estado. Vale a pena conhecer!

Por Vanessa D’Amaro

IMG_4319 (2)

Ao cair da noite do dia primeiro de dezembro, a população socorrense se amontoava na Praça Matriz para conferir a abertura da quinta edição das Luzes de Natal (01/12/2017 a 06/01/2018), que leva decoração natalina a 18 pontos do centro da pequena Socorro, no interior paulista. Há uma peculiaridade na proposta da decoração: tudo (dos enfeites ao presépio) é feito com garrafas PET. Em 2017, foram 750 mil unidades recolhidas ao longo do ano na cidade. Através de um meticuloso trabalho artesanal, as garrafas são transformadas em árvores, guirlandas, laços, flores, etc. Além de impactar pelo reaproveitamento, a decoração de Natal deve chamar a atenção dos turistas para a cidade nas férias de fim de ano.

IMG_4302

Distante 135 quilômetros da capital paulista, Socorro é dos principais destinos de aventura do estado. De acordo com o Secretaria do Turismo, a cidade na Serra da Mantiqueira chega a ter uma população flutuante de um milhão de pessoas na alta temporada. Um número bem superior aos seus 39 mil habitantes. Com a campanha de decoração de Natal, a ideia é encher os hotéis e pousadas e movimentar as empresas que oferecem atividades ao ar livre, como rafting, boia cross, tirolesa, arvorismo, rapel, trilhas, caiaque, stand up paddle…

Destino de aventura

várias 3

São vários os parques que proporcionam experiências na natureza. O Parque de Aventura Monjolinho é referência em arvorismo, por exemplo. Já os raftings das empresas PróximAventura Canoar e Rios de Aventura oferecem percursos de níveis intermediário a avançado nas águas do Rio do Peixe, que banha a região.

21457578_1279187942209303_2033907464133958273_o.jpg

Quem não quiser se aventurar pelas corredeiras, pode brincar de caiaque nos trechos mais tranquilos do rio ou ainda fazer stand up paddle com o seu cachorro. É isso mesmo: a empresa D’Pé na Prancha te convida a equilibrar-se com o seu cãozinho.

IMG_4400

A rede dos Sonhos, por sua vez, possui três grandes empreendimentos na região: o Campo dos Sonhos e o Parque dos Sonhos, ambos em Socorro, e o Terra dos Sonhos — na vizinha Bueno Brandão (MG). Além do turismo rural (plantações, horta, cavalgada, charrete), os três são referência em aventura acessível, garantindo que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam realizar qualquer tipo de atividade — incluindo a Tirolesa do Pânico, uma estrutura de um quilômetro de extensão que permite ao visitante apreciar, durante o passeio, a bela paisagem de montanhas da área rural de Socorro.

Socorro do alto

IMG_4454

Por falar em paisagens de tirar o fôlego, é fundamental visitar o Mirante da Pedra Bela Vista. Além de oferecer um rapel de 98 metros de altura, o espaço de atividades conta com um bar e restaurante no ponto mais alto da cidade, de onde se vê o pôr do sol mais estonteante da Mantiqueira. Tudo isso com um cardápio de drinks, pizzas e aperitivos deliciosos — entre eles, o pan de palo. A receita, inspirada na tradição peruana, é um pão assado na brasa com recheios diversos.

Outra parada indispensável é o Mirante do Cristo Redentor, que proporciona uma vista panorâmica de toda a região. Ali, também funciona uma lanchonete e um Centro de Atendimento ao Turista.

Outras atrações

A Gruta do Anjo é um dos pontos mais movimentados da cidade nos últimos tempos. Após ter sido local de filmagem da novela Império, da Rede Globo, ela tem feito bastante sucesso entre os turistas com sua piscina natural de água mineral translúcida. Neste ponto, funcionava uma antiga mina de extração de quartzo, desativada em 1995.

Já uma das maiores cavernas de extração de granito, transformou-se na Quebra Corpo. Os aventureiros de plantão podem optar por fazer um passeio pela cripta para conhecer o ecossistema do local.

Estância hidromineral

Socorro faz parte do Circuito das Águas, como as vizinhas paulistas Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul e Serra Negra. A cidade está também na divisa de Minas Gerais. Monte Sião, Bueno Brandão e Munhoz são algumas das cidades limítrofes mineiras. Como os outros municípios da região, é conhecido pela malharia e possui dois importantes centro de compras: a Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping.

Perto dali, vale dar uma volta pelos jardins do Horto Municipal e saborear um café caipira caprichado — uma das delícias gastronômicas da cidade.

IMG_4490

Socorro conta também com uma Maria Fumaça preservada, no Caminho Turístico da Pompéia. É possível entrar nos vagões da Mogyana e ser transportado para uma outra época.

A loja Premium da Ecobier, produzida na cidade, fica no mesmo percurso. É um bom lugar para parar, provar um chope e brindar aos dias de descanso.

Onde ficar:

Pousada Pompéia

Chalés Santa Catarina

Grinberg’s Village Hotel

Hotel Fazenda Village Montana

 

Onde comer:

Lübeck Bar e Restaurante

Restaurante Sal e Pimenta

Restaurante Mirante da Pedra Bela Vista

Agência Receptiva:

Roda Socorro (passeios turísticos): (19) 99932-9813

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s