Ainda tem gente que acha que esse esporte é “coisa de americano” e que ele “nunca vai pegar fora dos EUA”… Será mesmo?
Este é um post rápido e despretensioso, só para registrar algo que me ocorreu hoje: a quantidade de vezes em que tenho visto referências ao futebol americano nas minhas viagens pelo mundo.
Decidi postar aqui algumas fotos e um vídeo. São imagens que captei em lugares tão distantes quanto Israel, França, República Tcheca, Inglaterra, Irlanda…
Londres, Inglaterra – Estádio de Wembley


Pilsen, República Tcheca – Museu Patton

Tel Aviv, Israel – Praia

Aix-en-Provence, França – restaurante


Dublin, Irlanda – Estádio Croke Park

Marselha, França – pub no Porto Velho
Eu tenho mais fotos, feitas em outros países, mas a busca tomaria um tempo excessivo (tenho mais de 50 mil imagens que fiz nas minhas viagens 😉 ), então decidi publicar só as que rapidamente encontrei.
Qual o objetivo disto? Apenas mostrar que os tempos mudam e que cada vez mais o esporte favorito dos americanos deixa seu feudo e se espalha pelo planeta. Já não é um ilustre desconhecido!
Viu alguma referência ao futebol americano em outro país? Coloca aí nos comentários!
O legal é que cada uma destas cidades já conta com, pelo menos, um programa tackle de futebol americano. Londres e Dublin contam com vários times universitários e clubes, Pilsen tem o Pilsen Patriots, Aix-en-Provence conta com os Argonauts d’Aix-en-Provence e Marselha com os Blue Stars Marseille, já Tel Aviv tem os Pioneers, mas é jogado seven-a-side. A Europa inteira e parte da Ásia respiram o futebol americano. Gostei do post, Mancha!