10 dicas de viajantes do mundo todo

Uma pesquisa feita pelo site Booking.com com mais de 15 mil viajantes de 20 países levou a uma lista de dicas interessantes para quem pretende viajar pela primeira vez

Como sempre faço neste tipo de post, esclareço logo de início que não se trata de publicidade nem “matéria paga”. Não estou recebendo nada do Booking.com e só cito a empresa aqui porque eles fizeram um trabalho realmente legal, que merece ser divulgado.

Pois bem, o site de reservas de hotéis costuma empreender muitas pesquisas com seus usuários. A mais recente usou as respostas de 15.077 viajantes de 20 países para chegar a uma lista de dicas.

Algumas são excelentes. Mas eu não concordo com todas. Por exemplo, acho errado carregar o passaporte pra lá e pra cá o tempo todo. O meu fica guardadinho no cofre do hotel e eu ando apenas com uma cópia na carteira.

Mas, enfim, as dicas são boas em geral. Sem mais delongas, vamos a elas, com os meus cometários em verde:


1) Certifique-se de mergulhar na cultura local e tente não fazer
apenas os passeios turísticos habituais. Uma excelente maneira de absorver a atmosfera do lugar é ir a um restaurante longe da rota turística, dos lugares da moda e pedir que o garçom recomende os pratos mais pedidos. Quase um terço (29%) dos marinheiros de primeira viagem revelou que uma das dicas favoritas para dar aos amigos/família foi experimentar a comida local. 

.


2) Verifique se você precisa de um visto com antecedência. Alguns vistos exigem mais esforço e são mais caro que outros, então não se esqueça de visitar o site do governo do país que você vai visitar. O mesmo serve para os passaportes. Verifique a data de validade do seu passaporte antes de ir viajar – alguns países exigem pelo menos 6 meses de validade para poder entrar. A pesquisa da Booking.com descobriu que 24% dos viajantes recomendam carregar seu passaporte com você durante a viagem toda. 
.
Para  mim, lugar do passaporte é no cofre do hotel. Eu só ando com cópia na carteira.


3) Tire foto do seu passaporte, visto e seguro viagem e envie por e-mail para você mesmo, em caso de perda.

.


4) Sempre separe $ 200 em dinheiro, ou um cartão de débito ou crédito extra, no caso de você perder sua carteira. Guarde em uma pochete, em um bolso na sua mochila ou bolsa, ou compartilhe com outra pessoa se você estiver viajando em grupo. Mais de um em dez (13%) viajantes mencionaram que uma das dicas mais importantes para quem está planejando sua primeira viagem é ter dinheiro guardado em outro lugar, de acordo com a pesquisa da Booking.com.
.
É boa a ideia de ter dinheiro e um cartão extra separados da sua carteira. Mas levar numa pochete? No bolso da mochila? Na bolsa? NÂÂÂÂO! Esses são os lugares mais fáceis para os eventuais ladrões, punguistas e batedores de carteira. O certo é usar um “money belt”, aquele bolso escondido, que fica sob sua roupa, tipo este aqui. Ou então deixar no cofre do hotel.


5) Se você não fala a língua local, um truque útil é baixar o Google Tradutor no seu celular. Isso irá evitar mímicas e que você aumente o tom de voz. Você também pode tentar aprender algumas palavras-chave, especialmente palavras que te ajudem a se localizar, a se comunicar na acomodação e ler cardápios. 
.

O aplicativo ajuda. Mas o certo mesmo é você tentar aprender antes da viagem o vocabulário básico do lugar. Pelo meno a palavra “banheiro”! Rs!!!


6) Sempre leve na mala menos do que você acha que vai precisar – de acordo com a pesquisa da Booking.com, 18% dos viajantes se arrependem de levar muita coisa quando saem do país. Pelo menos dois dias antes de você ir viajar, coloque tudo o que você acha que vai precisar em cima da cama, tire 30% disso e, ao invés disso, coloque uma pequena garrafa de detergente. Não esqueça de colocar diversos tipos de roupa e leve o conforto sempre em consideração, principalmente com relação aos sapatos! 

.


7) Se você está viajando com amigos ou com a família, coloque um pouco de roupa em cada mala. Desta forma, se uma bagagem for extraviada, você ainda tem alguma coisa para vestir.

.


8) Pesquise golpes que ocorrem naquele local e tome cuidado, desde empresas específicas de passeios a serem evitadas ou como conseguir um táxi idôneo no aeroporto. A pesquisa da Booking.com revela que 21% das pessoas que viaja pela primeira vez considera importante pesquisar sobre a segurança local como parte do planejamento das férias. Se você tiver algum problema, o número internacional de emergências é 112 – mesmo se o telefone estiver bloqueado ou não haver nenhuma operadora disponível.

.
.


9) Seja flexível e não exagere. Você nunca sabe que experiência terá pela frente, se o tempo irá mudar de repente ou quem você pode conhecer pelo caminho.

.


10) Não conte apenas para seus amigos do Facebook que você vai viajar – lembre-se de informar seu banco e operadora de telefonia que você está indo para o exterior; assim você evita o cancelamento do cartão ou cobranças surpresas. De acordo com a pesquisa da Booking.com, 20% dos viajantes disse que informar o banco e a operadora de telefonia são uma das dicas mais importantes que não podem deixar de ser feitas antes de uma viagem para o exterior. 

.
.


E aí? Gostou? Concorda? Discorda? Deixe sua opinião aí embaixo!

2 comentários em “10 dicas de viajantes do mundo todo”

  1. Boas dicas a serem seguidas. Estou planejando uma viagem com esposa e filha e irei rever todos os preparativos!!
    Abraço Mancha.

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s