A Rússia é aqui! (e também a Ucrânia, a Polônia…)

Que tal comer, beber e comprar produtos típicos dos países eslavos e seus vizinhos sem sair do Brasil? A Feira do Leste Europeu, em São Paulo, tem isso e muito mais!

Marque na agenda: domingo, 12 de fevereiro, das 10h às 17h. Nessa data e horário acontece em São Paulo a edição de verão da Feira Cultural do Leste Europeu.

Sim, porque São Paulo é mais do que o manjado mix das culturas italiana, japonesa, sírio-libanesa e nordestina. E a feira realizada periodicamente no bairro de Vila Zelina é a maior prova disso.

Nada menos que 14 comunidades de imigrantes e descendentes de imigrantes originários dos confins da Europa dão as caras por ali: armênios, bielorrussos, búlgaros, croatas, eslovacos, eslovenos, estonianos, húngaros, letões, lituanos, poloneses, romenos, russos, tchecos e ucranianos.

Para se deliciar – Dá para devorar delícias da culinária leste-européia como varêniki (espécie de ravióli com recheio de batata e cebolas caramelizadas), siliótka (peixe arenque em conserva), pelmeni (o capeletti russo), bureka (a empanada húngara). E ainda: a esfirra armênia, o knedlik (bolinho de batata tcheco), o xrustiki (o bolinho de chuva russo) e a kremowka (a torta de creme polonesa)…

Sem falar nas bebidas! Se você pensa que só se bebe vodca naquele canto do mundo, engana-se. Tem desde o kváss – uma bebida fermentada não alcoólica conhecida como “a coca-cola soviética” – até a Becherovka – o delicioso (e forte!) licor tcheco de fórmula secreta até os dias de hoje.

Dança e artesanato – Ah, a festa não é só comida e bebida. Há show e oficina de dança folclórica lituana com o Grupo Rambynas , além de muitas barracas vendendo artesanato regional, como as matrioshkas russas, as porcelanas ucraniana, a machetaria búlgara, antiguidades romenas etc..

Sou suspeito para falar, já que casei com uma russa e tenho amigos lá na feira (não deixe de visitar a tenda da Irina Ignatenko, que produz e serve os pratos mais deliciosos da culinária russa!). Mas, se eu fosse você, não perderia por nada. É uma chance ímpar de sair da mesmice em São Paulo!


FEIRA CULTURAL DO LESTE EUROPEU
QUANDO: Domingo, 12 de fevereiro de 2017 – das 10h às 17h
ONDE: Rua Aracati Mirim (ao lado do Parque Ecológico de Vila Prudente) – Vila Alpina, São Paulo.
ENTRADA: Gratuita
INFORMAÇÕES: AMOVIZA

amoviza-verao-2017-resized

2 opiniões sobre “A Rússia é aqui! (e também a Ucrânia, a Polônia…)”

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s