Burger… and baseball!

THE PITCHERS – São Paulo

 Visitei esta lanchonete temática paulistana, que rapidamente se tornou um must para os fãs de esportes americanos

O Brasil está devendo muito ainda em termos de “sports bars”. Na verdade, o que temos por aqui são alguns “bares para ver futebol”, mas sem muito charme ou algo especial que os ligue de fato ao esporte. Até porque, infelizmente, não existe culto à história do futebol em terras tupiniquins; as pessoas mal conhecem o passado dos próprios times para que torcem.

Os fãs de esportes americanos, por outro lado, quase sempre se contaminam com o delicioso hábito de ver, rever, pesquisar e valorizar os grandes astros e times.

Por isso, um “sports bar de verdade” é aquele que  vai muito além de meia dúzia de TVs grudadas na parede, mostrando o jogo do dia. Ele incorpora memorabília por todos os cantos, fotos de época, autógrafos, jogos clássicos sendo exibidos nas TVs quando não há nada para mostrar ao vivo e, sobretudo, gente que ama e conhece aquele esporte.

(clique na imagem para ampliar)

O The Pitchers – Burger & Baseball tem tudo isso. É uma casa relativamente nova: abriu há menos de dois anos, no minúsculo anexo de uma loja de conveniência de posto de gasolina, na Zona Norte de São Paulo. E fez tanto sucesso que  precisou se mudar para um lugar maior. Hoje, está em um imóvel mais arejado, no agradável bairro da Vila Clementino, Zona Sul da capital paulista.

Se você gosta de beisebol, tem que ir lá. A casa não é grande, mas já conta com alguns artigos bacanas na decoração, como um dos tacos usados pelo brasileiro Paulo Orlando, do Kansas City Royals, na World Series de 2015. Autografado, claro!

As homenagens estão também no diminuto, mas honesto cardápio, graças ao Rienzo Burger #25, batizado com o nome do primeiro brasileiro a jogar como arremessador na Major League Baseball, o paulistano André Rienzo.

O lanche leva um generoso hambúrguer no pão com gergelim, com tomate grelhado, rúcula, queijo branco derretido e molho chimichurri (aquele que os argentinos criaram para tornar ainda melhor o churrasco deles).

(clique na imagem para ampliar)

Ah, o cardápio, mesmo pequeno, contemplou os vegetarianos com o Tonfu Bacon, um lanche com hambúrguer de soja, alface, tomate, maionese, queijo e bacon defumado (veggie, claro).

Destaque para as batatas rústicas que podem acompanhar os lanches. Eu sou muito chato com batatas – geralmente acho que estão oleosas demais ou frias ou mal passadas etc.. Mas as do The Pitchers estavam perfeitas. Douradas, sequinhas e crocantes. Além de temperadas na medida com alecrim. Bom demais.

Preços? Todos em torno de R$ 22 – veja o cardápio completo (num quadro negro atrás do balcão) em uma das fotos acima.

(clique na imagem para ampliar)

The Pitchers

O The Pitchers, enfim, é uma lanchonete relativamente simples nas opções, mas com comida muito bem feita, saborosa e um ambiente que faz você se sentir em Chicago ou Nova York.

Com o fim da temporada de beisebol deste ano de 2016, existe a possibilidade (mas não a promessa, que fique claro!) de que suas telas de TV também exibam jogos da NFL nos próximos meses – fiquem espertos, fãs de Tom Brady e companhia!


The Pitchers Burger and Baseball
Rua Doutor Bacelar 1155 – Vila Clementino, São Paulo Tel.: (11) 3578-095

  • Para crianças? Sim
  • Romântico? Não
  • Formal? Não
  • Ambiente (de 1 a 10): 8
  • Gastronomia (de 1 a 10): 8
  • Carta de vinhos (de 1 a 10): Não é o caso
  • Cervejas (de 1 a 10): Não avaliei, mas têm várias artesanais
  • Hospitalidade (de 1 a 10): 10

Saiba mais:: The Pitchers Burger and Baseballl

2 opiniões sobre “Burger… and baseball!”

  1. Parabéns Paulão pela matéria.
    Parabéns aos proprietários.
    Nos, o público, somos eternamente agradecidos pela ideia de tematizar uma lanchonete.

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s