Confira a experiência de uma soccer travel, a viagem em que você joga um torneio de futebol e ainda faz turismo no exterior
Por Sílvio Yunes*
Sílvio Yunes, Paulo Sérgio (goleiro, ex-Botafogo), Walter, e Cláudio Adão (ex-Santos e Flamengo)
“Me sentindo um profissional de
futebol aos 57 anos de idade”
Em novembro de 2015 aconteceu a Copa Panamá de Futebol Master, um evento organizado pela AFIA (entidade especializada na promoção de torneios internacionais para atletas amadores com idade entre 35 e 70 anos) e pela CIA SOCCER(nota do Mancha: já falamos disso neste post).
Foram aproximadamente 1.300 pessoas viajando por esporte. Estávamos divididos em 24 equipes, separadas em 4 categorias por critério de idade.
Os jogos desses torneios são transmitidos ao vivo pela internet, com narração e comentários de profissionais gabaritados, no site da AFIA TV.
Maracanã – o estádio do Panamá onde rolam os jogosO brasileiro Sálvio Spinola (ex-Fifa, atual comentarista da ESPN) foi um dos árbitros no Panamá
Turismo e futebol juntos – Foi minha primeira participação. Fiquei realmente encantado com tudo: a organização, as acomodações, o entretenimento e, principalmente, a confraternização e o respeito entre todos os participantes.
.
Ficamos hospedados no Riu Plaza Panamá, um cinco estrelas no coração da cidade – área com muitas lojas, restaurantes e museus.
.
.
Confira um vídeo do Riu Plaza e da Cidade do Panamá:
.
.
No meu caso, em particular, sou jogador da Associação Recreativa Turma do Bagaço, de São Paulo, que foi para participar da categoria Diamond (atletas acima de 58 anos).
.
Como, pelo regulamento, eu não poderia jogar com eles (tenho 57 anos), me foi dada a oportunidade de atuar na categoria Platinum, pela equipe Cooper (da Coopercotia) – à qual presto minha eterna gratidão pela forma que me acolheram e pela oportunidade de exercer o futebol num elenco de excelente nível.
.
Transmissão via internet – Foi emocionante jogar no Panamá sabendo que meus irmãos, familiares e amigos estavam assistindo ao vivo.
.
Para aqueles que gostam de futebol, vale a pena navegar no site da AFIA, www.afia.com.br , onde poderão encontrar todos os jogos na íntegra, entrevistas e tudo mais sobre as próximas Copas e ainda poderão ver meus gols… Rs!!!
.
Confira um dos gols marcados pelo Sílvio:
.
Fora todo o glamour do futebol, foi marcante conhecer o Canal do Panamá. É muito interessante um país que tem tão próximos os oceanos Pacífico e Atlântico.
.
Quando você diz que quer “ir para o litoral”, as pessoas devolvem com outra pergunta: “Qual deles?” Afinal, o Atlântico está a pouco minutos dali, e o Pacífico, a apenas uma hora de carro.
.
Em maio de 2016 haverá outra disputa do tipo: a Copa Dominicana, em Punta Cana, na República Dominicana. Desta vez, estarei com 58 anos e poderei jogar com a minha querida Turma do Bagaço. E conhecer mais um lugar especial do Caribe!”
.
Sílvio Yunes é paulistano, dentista de profissão e boleiro de coração. Casado com Shirleine, tem como segunda paixão o futebol. Joga em times amadores desde a infância.
É corintiano e, por influência do primo, Paulo Mancha, também acompanha a NFL e torce para o Dallas Cowboys.
Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 50 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.
Ver mais posts
Um comentário em “Como se fosse um profissional!”
Muito legal essa “aventura” e parabéns pelo sucesso e pelos gols. Um exemplo pra esses que acham que com um pouco mais de 30 anos já tem que pendurar as chuteiras. O Doutor Sílvio além de embelezar os sorrisos dos pacientes ainda arranca sorrisos da torcida com seus gols… E parabéns ao Mancha pela matéria!
Muito legal essa “aventura” e parabéns pelo sucesso e pelos gols. Um exemplo pra esses que acham que com um pouco mais de 30 anos já tem que pendurar as chuteiras. O Doutor Sílvio além de embelezar os sorrisos dos pacientes ainda arranca sorrisos da torcida com seus gols… E parabéns ao Mancha pela matéria!