Meu voo no maior avião do mundo

O Airbus A380 da Emirates esteve em São Paulo e fez sucesso. Eu viajei nele algum tempo atrás. E tive a melhor experiência de voo da minha vida

Quando chegou ao Brasil, em 2007, a Emirates Airline trouxe um novo leque de rotas (encurtando distâncias nas viagens para a Ásia) e uma referência inédita em qualidade.

Os voos partindo daqui usam os Boeing 777 ER. E para quem faz conexões em Dubai há a possibilidade de experimentar o icônico Airbus A380 – maior avião do mundo, com dois andares e capacidade para até 800 passageiros, dependendo da configuração.

Fiz a rota São Paulo – Dubai – Bangkok a convite do governo da Tailândia e, para minha sorte, no trecho final eles me colocaram num A380 da Emirates.

A experiência é gratificante, sobretudo nas classes executiva e primeira. Começa ainda no aeroporto de Dubai, com o acesso à sala VIP da Emirates – a melhor que já vi em toda vida.

A380 da Emirates

“O SENHOR PRECISA DE AJUDA?” – Presenciei coisas inéditas logo no embarque. Ao perceber que eu era brasileiro, a chefe de cabine imediatamente deslocou uma comissária que falava português para a classe executiva, onde eu estava. Não, eu não pedi (até porque falo inglês bem), mas ela fez isso com incrível presteza e cortesia.

Uma vez no avião, tudo impressiona. O assento da executiva é totalmente reclinável em todos os A380. O encosto pode ser estendido até se tornar uma cama plana de 2 metros de comprimento.

O controle é feito por uma tela wireless – semelhante a um tablet (veja foto abaixo) – que também serve para selecionar os filmes do sistema de entretenimento, acender luzes ou chamar os comissários.

Na minha viagem, aconteceu uma situação curiosa. Logo após o avião levantar voo, eu peguei o tal tablet e, antes de desvendá-lo, fiquei admirando a cabine, olhando para todos os lados. Uma comissária, ao notar a situação, veio correndo em minha direção: “O senhor está com dificuldades em usar o sistema? Pode deixar que vou explicar tudo!”.

Classe executiva do A380 da Emirates

Ou seja, ao contrário de muitas companhias, onde você passa minutos  (às vezes horas) tentando ganhar atenção de um comissário ou comissária, na Emirates são eles que ficam de olho pra ver se tudo está bem com você. Pelo menos foi assim comigo.

Voltando ao tablet, ele memoriza a posição do assento que mais lhe agrada, para que você possa voltar a ela com um simples toque no visor após dormir, trabalhar ou aproveitar o almoço ou jantar.

O controle sem fio também permite ligar e regular cinco tipos de massagens feitas pelo encosto e pelo assento. Há espaços para guardar artigos pessoais, divisória de privacidade e – acredite – um minibar particular embutido para cada passageiro, com refrigerantes, água e salgadinhos.

E ainda: uma tomada para laptop e uma mesa ampla, que cria um espaço de trabalho confortável, além de entradas USB, que levam à tela de TV de 23 polegadas qualquer documento em Word, PDF ou outro formato, o que facilita trabalhar a bordo.

UM LOUNGE COM BARMAN A BORDO! – Quem preferir somente relaxar tem outras regalias. O sistema de entretenimento da Emirates ganhou nove vezes o prêmio de melhor do mundo, de acordo com a consultoria especializada Skytrax.

A TV digital dá acesso a mais de 1.800 canais de filmes, séries de televisão, noticiários, documentários, esportes, música e jogos. Há desde as novidades de Hollywood até os filmes indianos, passando pelo cinema cinema europeu e por clássicos da Disney.

O sistema também permite acompanhar os dados do voo ou apreciar a vista das câmeras externas da aeronave.

Há opções para envio e recepção de SMS e e-mail diretamente do poltrona, sem precisar ligar o celular ou o laptop.

E se você cansar de ficar em seu assento, por espairecer no  lounge instalado no parte de trás da aeronave.

Com poltronas, televisão, balcão e bartender, esse ambiente faz qualquer um esquecer que está voando. Ainda que crie a sensação de estar nas nuvens.

Bar a bordo do A380 da Emirates

VINHOS TESTADOS NAS ALTURAS – A gastronomia a bordo é impecável. O café do manhã inclui  frutas, iogurtes, sete tipos de pães, três opções de pratos quentes, massas folhadas e geleias, além de chás de vários países e café.

Canapés são servidos antes do almoço ou do jantar, ambos compostos de cinco pratos, com opção de aperitivo e entradas, sobremesa quente ou fria, vinho do Porto com cinco tipos de queijo, frutas frescas, licores e bombons.

Entre os pratos quentes, há iguarias como pato assado com mel ou vieiras acompanhadas de camarões-tigre e salmão cozido.

E os vinhos? Aqui algo realmente incrível se sucede ainda em terra. Os somelliers da Emirates fazem degustações dentro de câmaras hiperbáricas pois, segundo eles, o ar seco e a baixa pressão a bordo reduzem a sensibilidade das papilas gustativas e alteram os aromas de alguns vinhos. Por isso, só os vinhos que passam no teste são levados a bordo.

Faz sentido. Como tudo nessa aeronave inesquecível.

 

Saiba mais: www.emirates.com.br

Uma opinião sobre “Meu voo no maior avião do mundo”

  1. Grande Mancha!
    Show de bola… Só faltou falar de preço! Será q um dia consigo ir de executiva na Emirates? (Quem sabe se não faço uma loucura se eles patrocinarem a Arena Corinthians? Rsrs)

    Ah, e faltou falar do super pente do Mancha!

    Abraços
    Luciano

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s