O restaurante em que você é quem cozinha!

 ESCUELA DE ARROCES E PAELLA
Valência (Espanha)

O La Valenciana, também conhecido como Escuela de Arroces e Paella, é um pequeno restaurante onde você aprende a preparar a comida, sob orientação do chef

Este slideshow necessita de JavaScript.

Visitei Valência em dezembro do ano passado e confesso que foi uma grande surpresa. Sabia pouco da cidade e esperava um lugar pequeno, bucólico e voltado ao passado. Mas o que encontrei foi uma cidade vibrante, cheia de construções modernas e tendências que são copiadas por toda a Espanha.

Imperdível, por exemplo, gastar dias desbravando a gigantesca Cidade das Ciências e das Artes, um complexo futurista desenhado por Santiago Calatrava e Félix Candela para abrigar museus, centros culturais e áreas de lazer (ainda farei um post mais aprofundado sobre isso – se não tiver paciência para esperar, veja o belo texto do jornalista Felipe Mortara, que viajou comigo e publicou sua matéria no Estado de S.Paulo).

Também é obrigatório vasculhar o centro antigo, com suas construções que remontam ao Século 13, como a imponente Catedral de Valência. E é bem pertinho dela que achei uma das maiores surpresas de minha viagem: o Arroceria La Valenciana, um restaurante onde também funciona a Escuela de Arroces e Paella de Valencia.

(clique na imagem para ampliar)

Não é um lugar chique nem muito famoso. Um salão pequeno, numa ruazinha estreita, com poucas mesas e cozinha aberta, onde você vê o preparo dos pratos. Mais do que isso, você pode fazer por si próprio a comida se preferir. Desde a compra dos ingredientes no belíssimo mercado central até o último toque dos temperos.

A experiência é comandada pelo ex-publicitário Jaime Cros Ferrandiz, que largou a chatice dos dias enfurnado num escritório para, como ele mesmo diz, se tornar um difusor das tradições gastronômicas valencianas mundo afora.

É verdade: no pequeno restaurante você ouve gente falando todas as línguas. Essas pessoas vêm do mundo inteiro para ter a experiência de cozinhar as mais legítimas versões da paella. Aliás, dos “arroces” em geral. Isto porque há inúmeras receitas que, visualmente, lembram uma paella, mas que levam ingredientes bem diversos entre si.

(clique na imagem para ampliar)

Para um cara como eu, que odeia peixe e tem alergia (grave) a frutos do mar, foi reconfortante poder preparar uma iguaria só com carne de coelho e frango. O que não quer dizer que eu tenha deixado de me maravilhar com a paella marinera lotada de camarões saindo a toda hora da bancada de preparação.

Jaime ensina cada detalhe. A experiência, que custa 50 Euros por pessoa, pode ser conduzida em espanhol ou em inglês. Começa com um passeio ao mercado para a escolha dos ingredientes, segue para uma aula teórica sobre os “arroces” e culmina com a preparação em si. Depois é só se deliciar com o resultado, acompanhado de um bom vinho local ou das cervejas valencianas artesanais que Jaime também vende.

(clique na imagem para ampliar)

Ah, e um detalhe: ao final Jaime presenteia cada participante com um diploma e uma colher de pau personalizada.

diploma-paella
Clique na imagem acima  para ampliar

Se você quer apenas comer, tudo bem. O cardápio é extenso, com 24 tipos de tapas (petiscos que vão de simples croquetes até escargots com jamón), sete pratos típicos espanhóis (experimente o porco ibérico com mostarda) e 17 variedades de paellas e “arroces”. Sem contar sobremesas inventivas como o Flan de Horchata – uma delícia que você não achará em nenhum outro lugar do mundo.

Definitivamente, uma experiência diferente e inesquecível.

Confira um vídeo do restaurante

Fotos: Paulo Mancha 

Escuela de Arroces e Paella e Restaurante La Valenciana
Carrer dels Juristes 12, Valencia (Espanha)

  •  Para crianças? Não há nada especial para elas, mas elas podem acompanhar a preparação dos pratos
  • Romântico? Não exatamente, mas muito acolhedor
  • Formal? Não
  • Ambiente (de 1 a 10): 8
  • Gastronomia (de 1 a 10): 9
  • Carta de vinhos (de 1 a 10): Não avaliei
  • Hospitalidade (de 1 a 10): 10

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s