Jungfraujoch: o topo da Europa!

Se você leu meu post anterior, viu que eu coloquei este lugar como o “motivo nº 1” para visitar a região de Interlaken, na Suíça. Veja aqui por quê e… planeje sua viagem!

Falar de “lugar belíssimo” na Suíça é um clichê, você há de concordar, caro leitor do Viajando por Esporte. Então vou usar outro adjetivo para descrever Jungfraujoch: dramático.

Sim, é uma paisagem de filme. Parece efeito especial, mas não é: o lugar existe mesmo, e você pode visita-lo facilmente partindo de Interlaken.

Plan-of-JungfraujochQue nome é esse? – Antes de tudo, para matar a curiosidade, o nome significa “Passo da Donzela”. Mas “passo” no sentido geográfico, porque se trata de uma passagem entre montanhas alpinas famosas, sobretudo a imponente Jungfrau (a “Donzela”).

Para chegar lá, você toma um trem em Kleine Scheidegg e sobe quase 1.400 metros, em um percurso de sete quilômetros, até chegar a 3500 metros acima do nível do mar. É a mais alta estação de trem do continente.

Há túneis, vales e penhascos. No final, você alcança à geleira Aletsch (a maior de toda a Europa, com 23 quilômetros!), onde se pode praticar o esqui o ano todo – até no verão.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

Observatório espacial – Lá no alto, foi construído no meio da rocha sólida todo um complexo de entretenimento, com restaurantes, museu e lojas. O lugar ganhou o emblemático nome de Top of Europe.

Vale lembrar que ali fica a mais alta loja de chocolates do mundo, da Lindt, inaugurada em julho passado com um evento especial. Ninguém menos que o tenista Roger Federer esteve lá, disputando uma divertida partida amistosa contra a esquiadora americana Lindsey Vonn (eu estava lá e presenciei a “derrota” dele… é verdade! Veja o vídeo mais abaixo).

Em Jungfraujoch também está o observatório espacial Sphinx, um dos mais altos do planeta, importante para diversas pesquisas modernas sobre composição da atmosfera.

Na paisagem, as vedetes dos alpes berneses: a geleira Aletsch e os picos Jungfrau, Mönch e Schilthorn.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

Gastronomia nas alturas – Há três restaurantes: o Bollywood (cozinha indiana), o Aletsch (self-service) e o Crystal (culinária típica suíça). Eu almocei neste último e posso dizer: foi uma das melhores experiências que já tive na Europa, tanto pelos caprichados rostis, quanto pelos vinhos sublimes de Valais e, claro, pelo cenário nas amplas janelas (que ficam sempre parcialmente cobertas de gelo em forma de estalactites).

A 3500 metros de altitude, meu fôlego era pouco e me obrigava a parar para descansar a cada cinco minutos de caminhada. Melhor assim: pude apreciar com mais calma essa dadiva da natureza, que os suíços, como sempre, conseguiram tornar ainda melhor.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)


.

CONFIRA UM TRECHO DO VÍDEO DO JOGO DE EXIBIÇÃO ENTRE
ROGER FEDERER E LINDSEY VONN NO ALTO DA GELEIRA!

IMG_5197O dia em que deixei Federer sem palavras – O jogo teve apenas um game e foi vencido, acredite se quiser, pela esquiadora Lindsey Vonn (que é amiga pessoal de Roger Federer). Após a partida, Roger e Lindsey deram uma entrevista coletiva. Todos os os repórteres lançaram questões “sérias”, sobre a volta dele às quadras, as próximas competições etc..

Eu fui o último a perguntar:

– Roger, se a Lindt resolver abrir uma loja no alto do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, onde faz calor e o ar não é rarefeito, você acha que finalmente conseguirá vencer uma esquiadora no tênis?

Foram dois segundos de silêncio incrédulo e um minuto de gargalhadas…

.

Saiba mais: Jungfraujoch

Veja meu post anterior com os “10 motivos para visitar Interlaken

.

.

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s