Park City: destino para o ano todo

Uma das mais badaladas estações de esqui dos Estados Unidos tem atrações também quando esquenta, de passeios de bike a festival de cinema 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Jaime Harrison – Fotos: divulgação 

É sabido que Park City, em Utah, é um dos grandes destinos de inverno dos EUA. Seus hotéis e condomínios têm recebido prêmios de excelência de veículos tão importantes como Forbes e Go Outside, incluindo a Conde Nast Traveler, revista ícone do turismo no mundo inteiro. Isso não acontece por acaso. São muitos anos de trabalho e, principalmente, de altos investimentos.

O primeiro resort de esqui foi aberto em 1963. Mas o grande impulso foi dado em 2002, quando foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. A preocupação em ser uma estação top é grande ao ponto de ter sua neve “registrada”. Sim, sob a marca Powder®, é considerada uma das melhores neves do mundo.

A explicação é que as nuvens carregadas que entram pelo Pacífico passam por cima do deserto e do grande Lago Salgado (ou  Salt Lake), tirando nesse longo percurso o excesso de água. Os experts na América Latina a chamam de neve primavera, ou neve pó, e deste lado do hemisfério ela se dá principalmente em setembro. Ela não vira “sopa”, o que permite um maior controle dos esquis e, claro, maior facilidade em se deslizar pela neve, mesmo que o esquiador afunde até os joelhos.

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR 

Muito além do esquiHá também opções para quem não deseja esquiar, como passeios em trenó puxado por cavalos ou cachorros, motos de neve, trilhas para caminhar com raquetes e, especialmente para a meninada, o tubing.

Só para ter uma idéia do luxo que é oferecido ao visitante, há ícones do requinte em hotelaria como  Waldorf Astoria,  St. Regis,  Montage e Stein Eriksen Lodge. Além de resorts de alto padrão como Canyons Resort, Park City Mountain Resort e Deer Valley Resort. No condomínio Colony, no Canyons, há inúmeras mansões com heliporto.

Bike na montanha – Mas, Park City hiberna nas outras estações? Quem visita a região, seja no outono, na primavera ou no verão, tem uma boa surpresa. Onde antes havia neve, agora se abrem trilhas entre florestas e grandes campos verdes. A prática dos esportes outdoor toma conta do lugar.

Imperdível, é o tour histórico feito em bicicleta. O passeio começa na parte alta da montanha e vai descendo pela estrada asfaltada, claro, até chegar à cidade, que é totalmente plana. Para mais adrenalina em duas rodas, as montanhas oferecem trilhas incríveis desenhadas e montadas especialmente para os amantes do mountain bike.

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR 

Baladas e noitadas – Até um tempo atrás existia a idéia de que Park City, por ficar dentro de um estado onde os mórmons tem grande presença, não incentivava aquela cervejinha e a vida noturna. Saiba que hoje isso é mito. A cidade tem uma boemia muito agradável e agitadíssima.

Portanto, não deixe de visitar o No Name Saloon, cujo slogan o diz tudo: “Ajudando o pessoal a esquecer seu próprio nome desde 1903”.

Quem procura  cultura e um bom uísque, deve visitar a High West Distillery, que é uma antiga oficina mecânica, transformada em destilaria e restaurante.

O melhor em restaurantes, barzinhos, saloons, cervejarias, galerias de arte, livrarias, boutiques e souvenirs está na Main Street, que conserva a arquitetura dos tempos do velho oeste americano.

Outro forte da cidade são as compras, tanto nas lojas da Main Street, como no Tanger Outlet Mall. Há marcas famosas presentes em suas 63 lojas, como Polo Ralph Lauren, Abercrombie & Fitch, Columbia e Guess.

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR 

Golfe de primeira – Park City é também uma região onde o golfe, no verão, vem a ser tão importante quanto o esqui no inverno. Há 12 campos, dos quais seis são abertos ao público, cada um deles mais espetacular que o outro, tanto no cuidado da grama e dos greens, como no entorno natural. Vários deles foram desenhados por golfistas de fama mundial, como Harnold Palmer e Jack Nicklaus.

Sem contar que estar em Park City permite desfrutar de algo impagável: passear sem a preocupação da violência urbana, da contaminação acústica ou dos engarrafamentos. Isso em qualquer estação do ano.


 CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR 

SUNDANCE, UM FESTIVAL DE CINEMA MUITO ESPECIAL

Dizem que o nome foi idéia do seu criador, o ator e diretor Robert Redford. E tem sua lógica, graças a seu personagem no filme Butch Cassidy & Sundance Kid. Redford criou o Sundance Film Festival em 1980, com a idéia de dar aos criadores jovens, ainda alheios às luzes da ribalta hollywoodiana, um espaço para desenvolver seus projetos cinematográficos. O Sundance Film Festival é hoje o festival de cinema independente mais importante do mundo.

Em cada festival 200 filmes são exibidos a um público de 50 mil pessoas, nos três cinemas utilizados para este fim, nas cidades de Sal Lake City, Sundance e Park City.

Em Park City, o palco do festival é o cinema Agyptian, um teatro clássico, construído em 1926. Em 1998 foi remodelado com um custo de 5 milhões de dólares. Visitá-lo é como uma viagem no túnel do tempo.


Saiba mais: Visit Park City 

Conheça as atividades de verão 

.

.

Publicado por Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 50 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: