O Chile Travel Brasil elaborou um miniguia com tudo o que você precisa saber para escolher seu destino de inverno. Veja a seguir e prepare os esquis!
Um dos principais atrativos para os estrangeiros no Chile é, sem dúvida, a prática de esqui e snowboard. A alta temporada de neve no país já começou e vai até outubro. Desde a região central até o extremo sul do Chile, há uma grande variedade de centros de esqui, com acomodações, restaurantes e serviços de aluguel de equipamentos. Confira:
CENTROS DE ESQUI PRÓXIMOS A SANTIAGO
Farellones – Localizado na zona central chilena, é o centro de esqui mais próximo da capital, a apenas 32 quilômetros de Santiago. Faz parte do centro de esqui El Colorado. Entre os destaques da região, está a escola para as crianças, os teleféricos e as pistas para todos os níveis de esquiadores.
El Colorado – É uma estação de inverno bem famosa entre os chilenos e estrangeiros, com interessante infraestrutura hoteleira e gastronômica. Junto com La Parva e Valle Nevado, forma a maior superfície esquiável da América do Sul. Em El Colorado/Farellones, existe um total de cinco hotéis e seis restaurantes e cafés.
Valle Nevado – Fica 60 quilômetros ao leste de Santiago e é considerado um dos mais modernos centros de esportes de inverno na América Latina, distribuído em 37 quilômetros de pistas. O complexo possui três hotéis (cinco, quatro e três estrelas), restaurantes, um centro comercial, bares, pub, discoteca, piscina aquecida, transporte, centro de fitness e escola de esqui com aula para grupos ou individuais. Para a temporada de 2014, ampliou a seleção de esquis e snowboards disponíveis para aluguel e abriu uma nova área na zona de principiantes dentro da escola de treinamento.
Portillo – Localizada 150 quilômetros a nordeste de Santiago, tem fama internacional. Celebrando 65 anos de história, já cativou gerações de esquiadores. Foi eleita a melhor estação de esqui do Chile em 2013 pelo World Ski Awards. O Hotel Portillo oferece piscina aquecida, ginásio, sauna, restaurantes, creche, cinema e escola de esqui.Para as crianças, a estação preparou atividades divertidas como aulas de zumba e brincadeiras com monitores e instrutores de esqui e snowboard.
La Parva – A cerca de 50 quilômetros de Santiago, em plena Cordilheira dos Andes Central, está o centro de esqui, com sua moderna infraestrutura. La Parva possui 14 elevadores distribuídos por 30 pistas em uma área total de 32.500 m², divididos em duas linhas – uma para iniciantes e intermediários e outra para avançados e especialistas.
Puma Lodge – Um exclusivo complexo que oferece Heliskiing em uma superfície de cinco quilômetros quadrados de pistas, picos, geleiras e penhascos. Está localizado a 90 minutos de carro ao sul do Aeroporto Internacional de Santiago ou a apenas 35 minutos de voo de helicóptero a partir do mesmo terminal. Puma Lodge também possui superfície para iniciantes, com baixa dificuldade.
CENTROS DE ESQUI NA ZONA SUL
Corralco – Localizada na encosta do vulcão Lonquimay, no sul do país, conta com restaurante, spa, sauna, jacuzzi e piscina aquecida. Entre as novidades para este ano está o teleférico Cumbre, que dará acesso a três novas pistas. E entre as atividades mais solicitadas no inverno, estão as excursões com raquetes de neve, com rotas históricas e os passeios em motos de neve.
Chillán – Possui uma das mais belas vistas da região sul, com 28 pistas para prática de esqui e nove elevadores para suporte. Seus spas termais localizados a 480 quilômetros de Santiago e 82 quilômetros a leste da cidade de Chillán são famosos internacionalmente. Durante o mês de agosto, oferecerá um espaço especial para os visitantes assistirem ao tradicional Campeonato de Polo na Neve. O Gran Hotel Termas de Chillán tem um centro termal e spa, onde é possível experimentar diferentes tratamentos, como massagem tailandesa, reflexologia e massagem terapêutica. Entre as atividades mais apreciadas pelos turistas estão o randonnée (caminhadas com equipamentos especiais), os passeios com raquetes de neve e o circuito de esqui nórdico.
Huilo Huilo – Está 860 quilômetros ao sul de Santiago e tem uma área de 100 mil hectares. Na reserva biológica está o Centro de Neve Aventura Bosque Nevado, que conta com dois elevadores e três pistas de esqui. Além disso, na região encontram-se o Nothofagus Hotel & Spa, o Reino Fungi Lodge, o Nawelpi Lodge e o Montaña Mágica Lodge (um hotel com formato de vulcão considerado pelo jornal britânico The Guardian como um dos mais atraentes do mundo).
Pucón – Aos pés do Vulcão Villarrica está o centro de esqui, 770 quilômetros ao sul de Santiago. Tem vista privilegiada para os lagos, montanhas, bosques e vulcões. O destaque fica para a quantidade de atrações e atividades na neve, além de visitas à boca do vulcão. Também oferece rafting no rio Trancura, pesca com mosca, passeios a cavalo ou com bicicleta em meio às montanhas e bosques.
Vulcão Osorno – A 1.340 metros de altura, este centro de esqui está a apenas 59 quilômetros da cidade de Puerto Varas. Com vista espetacular para o Lago Llanquihue e para os vulcões Calbuco e Tronador, o centro possui 11 pistas, cinco elevadores, além de um charmoso café, lojas e escola de esqui. Há uma boa variedade de hotéis, excelentes restaurantes e spas.
Antillanca – Localizado a 1.000 quilômetros de Santiago, se destaca pelos bosques milenares. Está a poucos minutos das Termas de Puyehue, com uma bela vista aos lagos Ranco, Puyehue, Rupanco.
Mais informações: Temporada de Neve e Turismo do Chile e Chile Travel Brasil
.
.