Um achado na Patagônia

LOBERIAS DEL SUR – Aysén (Chile)

Situado na região de Aysén, no Chile, este hotel garante algumas das mais incríveis experiências para quem visita a pouco conhecida Patagônia Norte

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Loberias del Sur/Paulo Mancha

Poucas vezes em minha carreira de repórter de turismo visitei um lugar tão remoto que tivesse, ao mesmo tempo, um hotel tão aconchegante. Assim é Porto Chacabuco, na Região de Aysén, na chamada Patagônia Norte. Ali fica o Hotel Loberías Del Sur – base para todos que querem explorar glaciares, montanhas, florestas e lagos dessas paragens ainda pouco conhecidas do Chile – tão enigmáticas quanto belas.

O hotel está a duas horas do pequeno aeroporto de Balmaceda, numa zona repleta de fiordes e picos nevados. Suas instalações ficam ao lado do diminuto porto que serve de entrada à XI Região do Chile e abastece cidades como Aysén e Coihaique – todas com menos de 100 mil habitantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Paraíso da pesca São 60 quartos duplos e mais 60 individuais, todos amplos, com banheiras, wi-fi gratuito e decorados com madeira nativa da região. Para quem viaja em família, muitos são conectados, sem contar os preparados para portadores de deficiência física.

A gastronomia se destaca, nessa região adorada por pescadores do mundo todo graças aos rios repletos de trutas enormes e braços de mar com outros peixes desafiadores. O Hotel conta com um restaurante de comida internacional, o Chucao, que prepara bons pratos da cozinha patagônica, como cordeiro, peixes e carnes. Sem falar nos frutos do mar (a região de Aysén fica relativamente perto da famosa Ilha de Chiloé) e, claro, da boa carta de vinhos chilenos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conforto dentro e fora Há ainda um bar onde se realizam diversos eventos noturnos, chamado providencialmente de “Glaciar”, onde pode-se desfrutar de uma boa variedade de licores, cervejas e petiscos. E completa o rol de opções gastronômicas a Cafeteria Arrayán, com uma inspiradora vista do porto de Chacabuco e dos navios que zanzam por ali.

Quem está hospedado tem à disposição ainda loja de artesanato, uma ampla academia de ginástica, sauna seca e uma piscina indoor aquecida, com nichos de hidromassagem.

Mas, a despeito do conforto interno, ninguém vai ao Loberias del Sur para ficar dentro de suas instalações. O hotel oferece atividades como visitas à reserva eco-turística Aikén Del Sur, passeios a cavalo, excursões de pesca, rafting, trekking, city tour em Coyhaique e Puerto Aysén, entre outros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gelos milenares – A atividade mais disputada, no entanto, é o passeio de catamarã até a Laguna San Rafael, que ao longo de 5 horas de navegação cruza fiordes, redutos de lobos marinhos, santuários de aves e termina onde um belíssimo fenômeno da natureza acontece: a queda dos gelos milenares do glaciar San Valentin.

O glaciar é uma das entradas para o Campo de Gelo Norte – a segunda maior massa de gelo do mundo fora das regiões polares, assentada por entre os picos da Cordilheira dos Andes.

Os espetaculares desprendimentos são acompanhados pelos turistas em botes que são alçados ao mar desde o catamarã Chaitén, para 100 pessoas. Por cerca de uma hora pode-se navegar pela borda do glaciar e fotografar a paisagem inesquecível. Depois, no caminho de volta, o staff do hotel serve aos passageiros o “whisky 1012 anos” – 12 da bebida e mil do gelo…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hotel Loberias del Sur – Calle José Miguel Carrera 50, Puerto Chacabuco , XI Región , Chile  – visitado em novembro de 2013

  • Preços: os pacotes são para 3 dias no mínimo, a partir de US$ 1.160 por quarto duplo, com todas as refeições inclusas, excursão de catamarã à Laguna San Rafael, excursão ao Parque Aykén com assado patagônico incluso e traslados desde o aeroporto de Balmaceda (a 200 km dali). Passageiros com mais de 55 anos têm 10% de desconto. Veja mais em: http://www.loberiasdelsur.cl/pt/tarifas
  • Para crianças? Sim
  • Romântico? Sim
  • Natureza? Sim
  • Vistas panorâmicas? Sim, para montanhas e canais
  • Esporte? Pesca, passeios a cavalo, de bicicleta, rafting, trekking.
  • Conforto (de 1 a 10): 9
  • Gastronomia (de 1 a 10): 8
  • Spa (de 1 a 10): não tem
  • Hospitalidade (de 1 a 10): 9
  • Passeios (de 1 a 10): 10

Saiba mais: www.loberiasdelsur.cl

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s