Um restaurante no topo do mundo

VIS-À-VIS, Zermatt (Suíça)

Situado no topo de uma geleira a 3100 metros de altitude, o restaurante alpino é um must para esquiadores e turistas comuns

DSC00470

Nunca, em nenhuma de minhas viagens pelo mundo, eu tive a chance de almoçar com uma vista tão esplendorosa à frente. Essa foi minha experiência no Vis-à-Vis, o restaurante do 3100 Kulmhotel, o hotel situado no topo da geleira Gornergrat, na Suíça.

Trata-se de uma estação de esqui a 3100 metros de altitude, no coração dos Alpes, a meia hora de trem da charmosa cidade de Zermatt.

O restaurante e o hotel permitem uma vista de 360 graus das montanhas, inclusive do icônico Matterhorn (ou Cervino, para os italianos), o monte de 4.478 m que domina a paisagem. Sentado entre turistas e esquiadores, pode-se degustar o melhor da culinária da região de Valais.

Não é barato, mas vale a pena. São delícias como o creme de alho com queijo no pão (17 francos suícos – ou 45 reais). Ou os vários tipos de rosti – o prato típico feito de batata cortada em finas tiras, preparada na frigideira com queijos variados ou carnes.

Mas a iguaria mais deliciosa, na minha opinião, é o tartar guarnecido com salada mista e torradas (31 francos suíços – 81 reais). Para os fãs de peixe, há o rosti com salmão defumado e raiz forte (27 francos suíços ou R$ 70).

Na sobremesa, a dica é o inesquecível mousse tricolor de Toblerone (11 francos suíços ou 29 reais).

Para fechar, há a ampla carta de vinhos. Mas a grande sacada é experimentar os brancos suíços. Eles são pouco conhecidos no Brasil porque a produção mal dá para abastecer o próprio mercado suíço. Então, se você estiver por lá, não pode perder essa chance. Meu preferido: o Petite Arvine ( 55 francos suíços ou 155 reais).

Fotos: Paulo Mancha e 3100 Kulmhotel/Divulgação

Vis-à-viz – 3100 Kulmhotel, Gornergrat, Suíça

  • Para crianças? Sim. Há menu infantil e os pequenos podem esquiar com os pais antes e depois do almoço
  • Romântico? Sim, sobretudo à noite
  • Formal? Não
  • Ambiente (de 1 a 10): 10 (sobretudo pela vista panorâmica)
  • Gastronomia (de 1 a 10): 8
  • Carta de vinhos (de 1 a 10):(* ver obs. no rodapé desta página)
  • Hospitalidade (de 1 a 10): 8

Saiba mais: Vis-à-Vis

Publicado por Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 50 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: