SOFISTICAÇÃO À MODA TAILANDESA

BLUE ELEPHANT – Bangkok, Tailândia

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Blue Elephant Royal Thai Cuisine é o “embaixador da culinária tailandesa” pelo mundo. Com filiais em Londres, Paris e mais 10 cidades, é parada obrigatória em Bangkok

Logo que entrei no Blue Elephant, saltou-me aos olhos um painel de fotos esmaecidas que mais parecia coisa de cantina italiana paulistana. A diferença eram os frequentadores flagrados nas imagens. Destacam-se figuras como o ex-presidente americano George Bush e o presidente russo Vladimir Putin.

Instalado numa mansão com 100 anos de idade, o Blue Elephant foi decorado com peças de arte tailandesa e ostenta o Blue Bar, um lounge onde são preparados drinques à base de frutas locais. O mais famoso é o Blue Mai Thai, um delicado mix de vodca, curaçao, suco de abacaxi, lichia e manga. Mas até mesmo uma versão local da nossa caipirinha é oferecida aos clientes, para refrescar o calor reinante na capital tailandesa.

À mesa, o Blue Elephant surpreeende logo na entrada, com sugestões tão diferentes quanto o chor muang – bolinho com recheio de pétalas de ervilha-borboleta, uma flor roxa, comum no país. Ou, ainda, o dói kham, um antepasto feito de berinjela roxa com vieiras grelhadas, macadâmias, pimenta e uma pitada de óleo de trufas. Nos pratos principais, outras ousadias, como os camarões de água doce gigantes, marinados em açafrão orgânico e ervas exóticas e servidos em uma travessa fumegante, acompanhados por um molho limão com pimenta e glacê de whisky do Rio Mekong com açúcar. Simplesmente impossível imaginar um prato assim fora da Tailândia.

E é exatamente por ouvir isso de seus clientes que o Blue Elephant decidiu abrir uma escola de culinária, que tem cursos especiais para quem está de passagem, em viagem de turismo. O restaurante agrega uma pequena butique de condimentos e especiarias, para levar se você quiser cozinhar com a mesma excelência dos chefs locais.

Blue Elephant Royal Thai Cuisine – Bangkok, Tailândia – Data da visita: junho 2012

  • Para crianças? Não
  • Romântico? pouco
  • Formal? Sim
  • Ambiente (de 1 a 10): 7
  • Gastronomia (de 1 a 10): 9
  • Carta de vinhos (de 1 a 10): não avaliei (* ver obs. no rodapé da página)
  • Hospitalidade (de 1 a 10): 8

Saba mais: www.blueelephant.com

—————————————————————————————————————

* OBSERVAÇÕES:

CARTAS DE VINHOS – critério de avaliação

Eu não sou enólogo, nem sommelier. Apenas gosto de vinhos. Por isso, meu critério de avaliação é bem particular.

Toda carta começa com nota 10. E vou subtraindo pontos conforme os critérios abaixo:

  • Quantidade: 1 ponto subtraído caso tenha menos de 60 rótulos, 2 pontos subtraídos caso tenha menos de 40 rótulos
  • Abrangência: 1 ponto subtraído para cada continente não contemplado na carta.
  • Preço e taça: 1 ponto subtraído para cartas sem opção de vinho na taça e sem alternativas de preço em todas as faixas.
  • Apresentação: 1 ponto subtraído para cartas confusas; 1 ponto subtraído caso não haja sommelier ou garçom preparado.

Se você discorda ou tem uma sugestão, por favor, fale! Seu comentário será muito bem recebido.

Publicado por Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 50 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: