Uma maratona na Patagônia!

Não existe no mundo uma competição disputada em um ambiente tão belo e inspirador: bem no meio das incríveis formações rochosas do Parque Nacional Torres del Paine, no extremo sul do Chile

Este slideshow necessita de JavaScript.

Crédito das fotos: Maratona Internacional da Patagônia e Tierra Patagonia Hotel

Nas grandes maratonas, você se depara com ambientes urbanos com imponentes torres de concreto e vidro. Na Patagônia não temos grandes edifícios, aqui as torres são de granito e gelo, e se elevam mais de 2.500 m, sobre a rota da corrida…

É dessa forma que a organização da Maratona Internacional da Patagônia descreve seu evento. A segunda edição da prova acontece em 28 de setembro e corredores do mundo todo – amadores e profissionais – são esperados. Para quem não sabe o Parque Nacional Torres del Paine é um lugar único no mundo, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1978.

Montanhas únicas – Eu já estive lá duas vezes e acho que precisaria ir pelo menos mais duas para poder desbravar tudo o que há de belo nessa região remota da América do Sul.

Muita gente pensa que se trata apenas de um aglomerado de montanhas andinas. Engano. Para começar, as formações do Torres del Paine não têm nada a ver com os Andes. Surgiram em outro período geológico, graças a um violento e repentino movimento tectônico que transformou em montanhas, de uma hora para outra, aquilo que era subsolo.

Por isso, a aparência dessas formações rochosas é única no mundo – não só pelas formas dramáticas, mas pelas cores estratificadas.

Bons hotéis – Apesar de estar a duas horas da cidade mais próxima, Puerto Natales, o Parque tem boa infraestrutura hoteleira. Não espere extravagâncias como cassinos ou parques aquáticos, pois essa não é a “pegada” do lugar. Existe até racionamento de energia elétrica em alguns hotéis, já que todos funcionam à base de geradores. Mas, dos mais simples aos mais sofisticados, todos são limpos, muito confortáveis, com bom atendimento e localização espetacular.

O destaque vai para o delicioso Tierra Patagonia, um hotel relativamente novo, que une conforto ao clima selvagem do lugar. Erguido na margem do Lago Sarmiento, ele oferece uma vista panorâmica que por si só já vale a viagem. O hotel conta com 40 quartos e oferece excursões variadas, sejam elas a pé, a cavalo ou jipe.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se em vez de adrenalina o hóspede quiser relaxamento, há um spa que privilegia os elementos locais, como pedras e águas. Mais de 14 tipos de terapias faciais, corporais e banhos especiais estão no menu, incluindo opções com essências e pedras quentes, reflexologia, tratamentos com mel, argila ou cristais de quartzo e banhos com leite de cabra, rosas, lavanda ou chocolate.

Pacotes para a Maratona – Não bastasse isso, o Tierra Patagonia tem restaurante gourmet e detalhes preciosos como as banheiras de hidromassagem ao ar livre – nada mais agradável que relaxar nas águas quentes à noite, quando a atmosfera absolutamente despoluída e a ausência de iluminação nos arredores permitem ver o céu estrelado como em poucos outros pontos da América do Sul.

O hotel oferece pacotes com diversos passeios para os dias da Maratona Internacional da Patagônia (aliás, o vencedor do ano passado, o australiano Luke Myers, ficou hospedado ali). O valor é de US$ 1.825 por pessoa em sistema all inclusive, com direito às 3 noites de hospedagem, diversos passeios, todas as refeições e bebidas e traslados regulares entre o hotel e o aeroporto de Punta Arenas, traslados entre o hotel e os locais de início e término da maratona e uma massagem de 30 minutos após a prova.

Há também operadoras que levam à maratona, como a FreeWay. Se você curte correr e quer ter uma experiência inesquecível, essa é a sua chance.

Saiba mais:

Tierra Patagonia 

FreeWay 

Maratona Internacional da Patagônia  

3 opiniões sobre “Uma maratona na Patagônia!”

  1. A maratona e no pampa patagônico , é importante então contar que não há ar seco nem problema de altitude. O clima e considerado: moderado, frio chuvoso sem estação seca.O Hotel Tierra patagonia e o local da corrida a 100 metros acima do nível do mar.
    Porem só precisa ter o preparo físico que teria para qualquer corrida sabendo que o frio poderia ate ajudar porque diminui a desidratação por temperatura.
    A equipe de médicos e paramédicos é parte do Team organizador da maratona, no de nosso hotel,mais temos nossa equipe de guias que explicam o que é necessário para usar neste clima e nas excursões do hotel. Ficamos a tentes a suas dúvidas!
    Equipe de Tierra Patagonia.

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s