10 motivos para visitar o Kennedy Space Center

Ele acaba de ser reaberto, após o relaxamento das regras de combate à pandemia nos EUA. Conheça esse passeio imperdível na Flórida!

Que tal ver de perto as naves espaciais que levaram o homem à Lua? E os centros de lançamento onde histórias épicas, gloriosas ou trágicas se desenrolaram? E, ainda, bater papo com astronautas de verdade durante o almoço? Uma visita ao Kennedy Space Center Visitor Complex, pertinho de Orlando, garante tudo isso e muito mais.

Por sinal, as atrações vão além do histórico centro de lançamento de foguetes de Cabo Canaveral (que continua em plena atividade, vale dizer). As cidadezinhas que o cercam formam a chamada “Space Coast”, região que ficou marcada pela Corrida Espacial e que hoje em dia oferece muita diversão.

Veja dez razões para visitar esse lugar tão especial da Flórida.


1) Hall da Fama do Espaço

Logo na entrada do Kennedy Space Center Visitor Complex, você encontra pavilhão “Heroes & Legends”, também chamado de Hall da Fama dos Astronautas, um atrativo recém-inaugurado, que presta homenagem aos grandes nomes das viagens espaciais.

Falando assim, pode parecer uma coisa meio chata – mas é exatamente o contrário! Repleto de tecnologia e interatividade, o pavilhão deixa todos boquiabertos com seu show de imagens e sons.


2) O jardim dos foguetes

Ainda na entrada do Kennedy Space Center, dá para passear em meio a oito foguetes, todos eles iguaizinhos aos usados para levar homens ao espaço nos anos 1960 e 70.

Há um tour guiado e dá até para entrar numa cápsula do projeto Gemini, que fica no solo.


3) Ônibus espacial Atlantis

Uma das atrações mais disputadas do Kennedy Space Center é o Ônibus Espacial Atlantis. A nave que foi ao espaço 33 vezes ao longo de três décadas fica em exposição permanente.

Anexa a ela, há um simulador que permite ao visitante sentir a emoção de um lançamento, com os trancos e chacoalhadas de um foguete de verdade, além da tecnologia visual mais moderna que existe.


4) Almoço com astronauta

Que tal se encontrar com um veterano da corrida espacial, ouvir suas histórias, fazer perguntas e ainda tirar fotos com ele? É isso que permite o programa “Lunch with an Astronaut”, que tem ingresso à parte. Ele é realizado num grande salão do Kennedy Space Center Visitor Complex.

Na minha visita, conheci o sensacional Jon McBride. Ao saber que eu quase havia cancelado minha viagem por conta do estado de saúde de meu pai, Walter, que sofrera um infarto dias antes, ele me fez uma incrível gentileza. Vejam:

Foto autografada que o astronauta me deu de surpresa, para que eu trouxesse a meu pai, que estava doente
Com o astronauta Jon McBride

Os astronautas se revezam. Até mesmo o brasileiro Marcos Pontes vez por outra participa do programa (pelo menos quando não era ministro…).

Fique esperto: a capacidade do almoço é de duzentas pessoas. Por isso, convém reservar com antecedência!


5) Tour pelo Saturno V

O Saturno V é o superfoguete responsável pelos lançamentos das missões Apollo, nas décadas de 1960 e 70. Foi graças a esse prodígio da tecnologia que o homem chegou à Lua e alcançou façanhas como a colocação em órbita do laboratório espacial Skylab.

Há um setor inteiro do Kennedy Space Center dedicado ao foguete – até o miniônibus que levava os astronautas da base até o foguete, nos dias de lançamento, está ali (por uma questão de superstição, a Nasa usa o mesmo veículo sempre!).

E mais: você pode ver o módulo espacial e visitar a sala de controle de lançamento original da Apollo 11, que levou os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin à Lua. Ela está lá tal e qual era em 1969, com os computadores e equipamentos da época.


6) A praia de Jeannie é um Gênio

Quem tem mais de 30 anos, certamente viu alguma vez na TV o seriado “Jeannie é um gênio” (“I dream of Jeannie”). O sitcom dos anos sessenta, reprisado por décadas, mostrava as peripécias de um astronauta da Nasa, o Major Anthony Nelson, ao lado de uma bela loira vinda do mundo das mil e uma noites: Jeannie, com seus poderes mágicos e suas hilariantes maluquices.

O cenário era Coccoa Beach, cidade que realmente existe e que hoje em dia é um delicioso balneário, repleto de bares bacanas a beira mar e referências ao seriado. Imperdível, por exemplo, a visita ao Coccoa Beach Pier, com seus cinco restaurantes e dezenas de lojinhas invadindo o oceano. Passar um pôr do sol ali é coisa de filme.


7) Nas ondas de Kelly Slater

De Coccoa Beach, você pode ver ao longe os lançamentos de foguetes. E de perto as grandes feras do surfe. É a capital das ondas na Costa Leste, um lugar adorado pelos profissionais e pelos iniciantes, já que não faltam escolas de surfe, parasail e kite surfe. Sem falar no surpreendente Museu do Surfe.

Ah, sabe quem nasceu e mora nesse recanto de verão? Ninguém menos que o Pelé das ondas, Kelly Slater – onze vezes campeão mundial da modalidade. Tem até estátua dele para você tirar foto quando aparecer por lá.


8) O Museu dos astronautas

Não é só dentro do Kennedy Space Center Visitor Complex que você pode aprender sobre a Corrida Espacial. No centro de Titusville, fica o American Space Musem & Walk of Fame. Esse museu é relativamente pequeno em tamanho, mas tem um interessantíssimo acervo de objetos, não apenas das missões americanas, mas também das soviéticas.

Há equipamentos de época, usados dentro das cápsulas espaciais, em pleno funcionamento. Ah, e o melhor de tudo são os guias voluntários, apaixonados pelo assunto. Vale muito a pena visitar.


9) Homenagem a céu aberto

Parmesolino e a homenagem a Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua

Outra atração ligada à exploração espacial, mas que está fora o Kennedy Space Center, é o Space View Park. Trata-se de uma grande praça a céu aberto, com uma série de esculturas e displays mostrando a história dos americanos no espaço e homenageando as principais figuras – inclusive as que foram vitimadas nas tragédias da Apollo 1, Challenger e Columbia.


10) A torre de Port Canaveral

Sabe o Cruzeiro da Disney? Ele parte de um local belíssimo, muito próximo ao Kennedy Space Center. As docas de Port Canaveral abrigam muitos dos navios mais bacanas que passam pela Flórida. E você pode apreciar as praias e até mesmo lançamentos de foguetes do alto da moderna Exploration Tower.

São sete andares que incluem museu, loja, restaurante e observatório. Até um simulador de pilotagem de navios tem ali!


SERVIÇO:

Kennedy Space Center Visitor Complex
Space Commerce Way, Merritt Island, FL 32953
(A 50 minutos de carro de Orlando)
Horários: Aberto diariamente das 10h às 16h
Ingresso: US$ 29,99 (adultos) e US$ 24,99 (crianças)
https://www.kennedyspacecenter.com