Como é voar na Premium Economy da Air France

A pandemia de Covid-19 parou a aviação comercial, mas um dia ela voltará, assim como a sua vontade de viajar! Saiba como é voar na versão superior da econômica da Air France

No final do ano passado, fui à Áustria fazer uma reportagem de capa para a Revista Viajar pelo Mundo. Parece que foi em outra vida… Mas não vamos desanimar. Em algum momento, a pandemia da Covid-19 vai passar e, mesmo que lentamente, o turismo vai voltar. Então decidi contar aqui minha experiência de voo.

Parmesolino no embarque

Não há voos diretos do Brasil para a Áustria. No meu caso, viajei de Air France, com troca de avião em Paris.

A primeira etapa, de Guarulhos ao Aeroporto Charles De Gaulle, durou cerca de 11 horas, a bordo de um moderno Boeing 777-300.

O tempo de conexão de 1h10 na capital francesa é o suficiente para você desembarcar, fazer a imigração e chegar aos portões dedicados a voos internos na própria Europa. Foram menos de duas horas até Viena, num Airbus A319-100.

Para conhecer melhor o serviço da Air France, na ida (São Paulo – Paris) fui de Classe Econômica e na volta (Paris – São Paulo) viajei de Econômica Premium.

Classe Econômica renovada em 2019

Em ambos os casos, tudo correu sem qualquer imprevisto ou atraso: despacho de bagagens, embarque e as viagens em si. É possível fazer o check-in e escolher assento a partir de 30h antes do voo, seja no aplicativo da Air France, seja no site ou nos totens do aeroporto.

A Classe Econômica da Air France foi toda remodelada há pouco tempo e ficou acima da média. Ao chegar, você recebe almofada, cobertor, máscara de dormir e um fone de ouvido de boa qualidade (coisa rara…). Há tomadas para carregar celular e entrada USB para todos.

Mas os dois pontos altos, na minha opinião, foram o sistema de entretenimento e as refeições. Para começar, você já pode escolher o que vai assistir antes mesmo de embarcar, porque toda a programação com centenas de filmes e programas de TV fica disponível na internet (atualizada semanalmente), no site airfrance.com.br. Basta clicar em “Informações” e depois ir até a aba “Classes e Serviços a Bordo.

Entretenimento de bordo excelente e simples de usar

Uma vez no avião, a tela touch-screen é de alta definição e dá para escolher filmes, documentários, séries e desenhos animados em 12 idiomas.

Outra coisa bem legal é o aplicativo Air France Play (Android e IOS). A partir de 30 horas antes do voo, você pode fazer login com o número da reserva e baixar  jornais, revistas e playlists musicais para uso na viagem.

As amplas telas do sistema de entretenimento de bordo na Premium Economy

Quanto à gastronomia, é reconfortante ver um menu impresso, com explicações caprichadas sobre a comida. Assim, ninguém precisa ficar perguntando aos comissários o que é isso ou aquilo na bandeja. Além do jantar e do café da manhã, foram servidos salgadinhos e bebidas entre uma refeição e outra, além de sorvete!

Detalhe: há champanhe disponível em todas as classes, com rótulos escolhidos a dedo por Paolo Basso, eleito o melhor sommelier do mundo em 2013. Nada mais francês que isso…

Gastronomia de primeira a bordo

ECONÔMICA VITAMINADA – Para a classe Premium Economy, que usei no voo de volta, há balcões de check-in prioritário e o embarque é antecipado. A poltrona dela no 737-300 oferece 40% mais espaço do que na econômica e há vários compartimentos para guardar pertences.

Aliás, a poltrona inclina mais e o apoio de braço entre um assento e outro é realmente individual – ou seja, não fica aquela “guerra de cotovelos” comum em qualquer classe econômica.

Muto espaço na Premium Economy

A Premium Economy também se diferencia por proporcionar tela de vídeo maior, fones com redutor de ruído e luz individual de leitura ajustável. Logo no embarque, a tripulação oferece uma nécessaire com amenities, além de garrafa de água e os menus impressos.

As refeições são mais sofisticadas, “inspiradas no menu da classe Business”, como define a própria Air France, com duas opções de pratos quentes, sobremesa, café, chá ou licor acompanhado de guloseimas.

Dentre todas as possibilidades de voos para a Áustria, essa combinação da Air France via Paris é bastante vantajosa. Seja pelo tempo total (cerca de 14 horas), seja pela qualidade do serviço oferecido.

Saiba mais: www.airfrance.com.br