Escolha o melhor assento

Conheça o site Seat Guru, que te ajuda a viajar com mais conforto em 1.200 aviões de 110 companhias aéreas. E veja outras dicas para não passar apuros dentro do avião!

Desculpe a sinceridade, caro leitor deste blog, mas se você é daqueles que faz check in e entra num avião sem sem sequer ter pensado em qual poltrona vai sentar, está fazendo papel de bobo.

Afinal, o que pode ser pior do que enfrentar horas e mais horas de voo sentado naquele assento do meio, com gente de ambos os lados impedindo seus movimentos? E quando a poltrona fica ao lado do banheiro? E aquelas que não reclinam (sim, há muitas assim dentro dos aviões!)?

Lembro-me de, certa vez, viajar por 8 horas numa fileira onde não havia lugar para colocar o pé direito! Sim, é isso mesmo: o espaço onde normalmente ficaria meu pé direito era ocupado pela caixa de controle do sistema de entretenimento de bordo (a TV). Eu tinha que ficar torto, com ambos os pés do lado esquerdo da poltrona da frente. E não era só eu: todos os azarados que sentaram nas poltronas D daquela aeronave passavam por isso.

Assim, saiba que dentro de qualquer avião há poltronas e fileiras ótimas, outras razoáveis e muitas que são um inferno. A boa notícia é que existe uma forma de descobrir qual é qual e reservar as melhores – ou, pelo menos, evitar as piores.

Estou falando dos sites que mapeiam os aviões. O mais antigo e famoso deles é o Seat Guru, que tem mais de 1100 aviões de 105 companhias aéreas totalmente mapeados.

Você verifica quais os melhores assentos no Seat Guru e depois escolhe um deles para si no site da companhia aérea, por telefone ou no check in.

Veja como funciona, passo a passo:

1) Primeiro, enquanto estiver comprando sua passagem (ou mesmo depois), preencha no site do Seat Guru qual a companhia aérea, o número do voo e a data da viagem.

sg1

.

2) Em seguida, escolha os voos, caso haja mais de um.

sg2

.

3) Após essa etapa, aparecerá o mapa da aeronave com diversas informações úteis:

sg3

.

sg4

.

4) Por fim, você pode posicionar o cursor sobre cada assento para ter uma descrição completa de suas vantagens e desvantagens.

sg5.

5) Feito isso, é só escolher a melhor poltrona dentre as que estiverem disponíveis no site da sua companhia aérea!

Saiba mais: http://www.seatguru.com


MAS NÃO É SÓ ISSO…

Sites como o Seat Guru ajudam a evitar os assentos ruins. Mas há outros fatores a considerar ao escolher onde sentar na aeronave. Coisa que têm mais a ver com suas preferências e seu perfil. Confira:


Sentar na frente ou atrás no avião?

A resposta depende dos seus gostos e preferências. Veja algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens dos assentos da frente:

  • Você desembarca primeiro, sem ficar naquela fila chata para sair do avião;
  • O nível de ruído dos motores é ligeiramente menor;
  • As trepidações são um pouco menores que na parte de trás;
  • É melhor para apreciar paisagem, sem as asas à frente para atrapalhar;
  • Em geral, você é servido primeiro na hora das refeições.

Desvantagens dos assentos da frente:

  • Em voos internacionais, muitas vezes quem senta na frente embarca por último. Além da espera, você corre o risco de não achar lugar no bagageiro perto de sua poltrona (ocupado pelos “espaçosos” que embarcaram antes de você);
  • São os assentos que os funcionários de check-in “preenchem” primeiro. Ou seja, é mais difícil viajar sem ninguém ao lado.

Vantagens dos assentos de trás:

  • Esses assentos são preenchidos por último no check-in. Isso significa que há mais chance de haver lugares vagos ao seu lado, aumentando seu conforto e privacidade;
  • Em voos internacionais, em geral você embarca primeiro e encontra os bagageiros quase vazios, podendo acomodar sua bagagem de mão onde e como preferir;
  • Alguns estudos mostram que a maioria dos sobreviventes de acidentes estava nos bancos de trás (mas são poucos – particularmente, acho uma “vantagem” bem fraquinha esta…).

Desvantagens dos assentos de trás:

  • Como são os últimos servidos na hora das refeições, sempre existe a chance da sua opção de prato (massa ou carne?) ter acabado e você ser obrigado a se conformar com o que “sobrou”…
  • O nível de ruído atrás das turbinas é levemente maior;
  • Quanto mais para trás, mais se sente as turbulências;
  • Em muitas aeronaves, os banheiros ficam atrás. Isso pode incomodar.

Janela ou corredor?

Os marinheiros de primeira viagem sempre querem ir “na janelinha”. Mas será que vale a pena mesmo? Depende também do seu perfil. E nem sempre isso tem a ver com a paisagem. Vejamos:

Você deve ir na janela se…

  • … odeia ser perturbado – afinal, ali ninguém vai ficar pedindo para passar;
  • … é do tipo que dorme a maior parte do tempo;
  • … consegue ficar longos períodos sem ir ao banheiro;
  • Não tem nenhum problema circulatório e consegue fazer pequenos exercícios sem precisar se levantar.

 Você deve ir no corredor se…

  • … é do tipo que levanta várias vezes para ir ao banheiro;
  • … tem problemas circulatórios (desde pressão alta até varizes) e precisa levantar de tempos em tempos;
  • … gosta de mexer muito no bagageiro para pegar livros, nécessaire, notebook etc…
  • … não se importa de ter que levantar para o passageiro do lado (o da janela) passar;
  • … tem medo de viajar de avião (quanto mais distante da janela, melhor).

Gente diferente…

Cada passageiro tem seu biótipo, suas particularidades e necessidades. Saiba que nos aviões há lugares mais adequados para as mais diversas características.

  • Altos – Os “pernalongas” devem escolher as poltronas da saída de emergência. Ali, o espaço é bem maior (só que as cias. aéreas cobram por isso);
  • Gordinhos – No avião, “fofura” combina com assento de corredor. E tem mais: os gorduchos devem evitar a saída de emergência e a primeira fileira. O motivo é simples: nessas poltronas (e apenas nelas!), os apoios de braço são fixos e inteiriços. Ou seja, há menos espaço lateral – péssimo para quem tem quadris largos. Observação: na Latam, o assento do meio costuma ser mais largo que o da janela e o do corredor.
  • Idosos e pessoas mobilidade reduzida – Muitas companhias aéreas reservam lugares para essas pessoas em assentos de corredor, relativamente perto do toalete. Consulte na hora da compra do bilhete.
  • Crianças de colo – Você sabia que muitos aviões têm um lugar para pendurar um bercinho? Sim, é na primeira fileira de cada seção, onde há uma parede divisória. Se for viajar com o bebê, não se esqueça de avisar a companhia.
  • Workaholics – Se quiser usar notebook durante a viagem, há duas coisas a considerar. Primeiro, o espaço para colocar o notebook. A primeira fileira e a da saída de emergência são ideais nesse sentido. Mas há outro fator ainda mais importante: tomadas elétricas. Até algum tempo atrás, só existiam na classe executiva, mas isso está mudando. Consulte o mapa do avião no Seat Guru para saber quais assentos possuem essa facilidade.

Sem ninguém ao lado!

Se você vai de econômica, a única forma de realmente ter conforto é sentar ao lado de uma poltrona vazia. Assim, você se espalha e tem mais espaço para suas coisas. Mas como conseguir isso?

Há um método que ajuda muito. Comigo, funciona em mais de 60% das vezes! Vamos lá…

Antes de tudo, no ato da compra, já reserve um “lugar de segurança“: se você curte janela, já marque seu lugar nela. Se gosta de corredor, idem. Assim você garante que, na pior das hipóteses, não cairá no catastrófico “assento do meio”.

Detalhe: muitas companhias estão cobrando por essa escolha antecipada. Vale a pena pagar? Depende do preço, da sua disponibilidade financeira, da duração da viagem (uma hora na poltrona do meio é aceitável, 12 horas é um martírio)…

Mas sigamos em frente.

Quando o dia da viagem estiver chegando, você será bombardeado de e-mails e SMS da companhia aérea te induzindo a fazer o “check in online antecipado”.

Não faça!

Explico: ao fazer o check in antecipado, mesmo que você consiga mudar de assento e escolha um com lugar vazio ao lado, existe grande chance de aquela poltrona posteriormente ser ocupada. Afinal, você está se antecipando e outras pessoas ainda farão o check in.

Deixe para fazer o check in no aeroporto, aos 45 do segundo tempo…

“Mas Mancha, e se eu atrasar?” Olha, se você atrasar, vai perder o voo com check in feito ou não. Porque o grande problema no aeroporto é a fila do despacho de bagagens, que você é obrigado a encarar tenha ou não feito o check in online antecipado.

Assim, se você não atrasou, vai conseguir fazer seu check in numa boa, ali nos totens de autoatendimento das companhias aéreas.

Nesse momento é que você poderá alterar seu assento com grandes chances de se dar bem!

Afinal, a maioria das pessoas já terá escolhido uma ou outra poltrona. Aquelas poltronas que estiverem vazias provavelmente continuarão assim. É só escolher um assento ao lado delas. Suas chances de viajar sem ninguém do lado passam a ser enormes.


Prefiro não arriscar…

Se você ainda não está confiando e preferir fazer o check in online antecipado, então ao menos use o algoritmo a seguir: 

Lufthansa_Airbus_A340-300_42_225_newsss

Supondo que você queira sentar no corredor, qual dos 5 assentos abaixo você escolheria durante o check in no site da empresa?

Lembre-se que você não é a “última” pessoa a marcar o lugar… Haverá outros depois de você!

Vermelho = assento ocupado

Resposta: do pior para o melhor:

Número 2 – É a pior opção, pois há nada menos que 3 pessoas em potencial para ficar saindo e entrando da fileira durante o voo. Sem falar nos momentos de passar a bandeja de comida, bebida etc.

Número 1 – Pode ser apenas uma pessoa para ficar lhe incomodando, mas é certeza que ela estará no voo.

Número 4 – Se ficar assim, com duas poltronas vagas ao seu lado, ótimo. Mas a chance de isso acontecer é mínima. Sempre tem um casal de última hora que quer ficar junto. É ao seu lado que eles sentarão.

Número 5 – Outra situação ilusória: do jeito que está, é ótima, com a janelinha ali sobrando… Mas há grande chances desse assento ao seu lado ser ocupado até o momento do embarque.

Número 3 – Melhor opção! De todas, é a situação em que você terá mais chances de ficar sem ninguém ao seu lado. Afinal, esse lugar vazio bem no meio não comporta casais. E ninguém em sã consciência vai querer sentar ali. Ele só será ocupado se o voo estiver 100% lotado. Caso contrário, fica vazio!

Tem dicas ou sugestões? Coloca aí nos comentários!


Reedição revisada da reportagem publicada anteriormente no site.

 

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s