Dicas: antes e depois do embarque!

Não se estresse na hora do embarque e durante o voo. Confira as dicas a seguir e evite dissabores!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Algum tempo atrás, publiquei aqui no blog uma série de posts sobre viagens de avião. Recomendo a leitura deles antes de continuar com este. Seguem os links:

Hoje, vou dar algumas dicas simples de como evitar estresse antes e durante o voo.

.

Coma antes de embarcar!

fruit-mdMas calma! Nada de mandar uma feijoada ou aquele cheese-tudo suspeito do aeroporto. Coma uma fruta ou um sanduíche leve (de preferência feito por você mesmo, em casa). A ideia é simplesmente enganar a fome, já que voos curtos (com menos de 3 horas) costumam servir uns parcos amendoinzinhos. E voos longos até oferecem refeições, mas elas demoram a vir (geralmente 1h30 depois da decolagem).

.

No portão: fazer fila ou não?

Ok, você passou pela checagem de segurança, pela imigração, deu uma voltinha pelas lojas duty free… e ao chegar ao portão do seu voo, vê uma fila se formando, mesmo que o embarque não tenha começado. O que fazer? Sentar e esperar ou encarar a maldita fila?

People Waiting In Line

Depende de alguns fatores. Se o seu voo for para fora do país, provavelmente acontecerá em um avião grande (para mais de 180 passageiros), e o embarque será por setores. Ou seja, primeiro embarcam a primeira classe e a executiva. Depois, os passageiros do “fundão” da econômica. Em seguida, os do meio da aeronave. E, finalmente, os que sentam nas poltronas mais à frente.

Assim, é perda de tempo ficar na fila se, por exemplo, você vai sentar no meio ou na frente.

Mas… desencanar totalmente da fila e embarcar por último pode ser ruim. Porque, nesse caso, você corre o risco de se deparar com os bagageiros lotados perto do seu assento. Certa vez, eu sentei na última poltrona, mas tive que deixar minha mochila no bagageiro da primeira, pois não cabia mais nada lá atrás!

Ou seja, se você tem pouca ou nenhuma bagagem de mão, tudo bem. Caso contrário, vale a pena encarar um pouco de fila para garantir que seus pertences fiquem perto de você.

.

Vá ao banheiro antes!

running-toiletIsso vale principalmente para quem viaja com crianças. Convém ir ao toalete ainda no aeroporto, pouco antes do embarque. Porque uma vez que você entre na aeronave, fica quase impossível ir ao banheiro rapidamente. Em geral, você só poderá fazer isso muito tempo depois, quando o avião tiver decolado e subido até a altitude de cruzeiro. Acredite: o tempo decorrente entre a chamada para embarque e o momento em que o aviso de atar cintos é desligado pode chegar 1h30!

.

Deixe o necessário bem à mão

Busy-WomanA coisa mais chata é entrar no avião e ficar parado, em pé no corredor, enquanto aquela madame ou aquele folgado à sua frente fica revirando sua bolsa antes de guardá-la no bagageiro. Não seja essa pessoa! Pouco antes de embarcar, tire da bagagem de mão e guarde nos seus bolsos (ou leve nas mãos) itens pequenos que você SABE que vai usar dentro do avião: um livro, caneta, lenço de papel, remédios… Na pior das hipóteses, coloque essas coisas em um bolso externo de sua mochila ou maleta, um lugar de fácil acesso. Mas nunca, nunca mesmo, deixe para procurar essas coisas dentro da bolsa depois de entrar no avião, enquanto todo mundo está se acomodando. Isso atrapalha o embarque e irrita os vizinhos…

.

Leve um par de meias velhas!

socksVocê deve estar pensando: que raios de conselho é esse? Vamos lá: em voos longos, é altamente recomendável tirar os sapatos, para melhorar a circulação nos pés e pernas. Mas e se você tiver que ir ao banheiro? Haja paciência para ficar calçando e descalçando tênis e afins. Para as mulheres, a dica é aquela sandália fácil de por e tirar. Para os homens, um par de meias velhas resolve a parada. É só calçá-las por sobre as meias boas e você pode andar pelo avião sem medo. Depois, lixo e pronto!

.

Use o bagageiro oposto

plane2_zps04aa5425Essa é uma dica para os paranoicos… (risos) A tendência normal dos passageiros é colocar seus pertences no bagageiro logo acima de seu assento. Problema: você perde o contato visual! Se você tem algo de valor, que quebra ou que não pode ser amassado, use o bagageiro do lado oposto! Assim você fica de olho sempre que alguma pessoa abri-lo e mexer nas suas coisas para acomodar as dela.

.

Levante de duas em duas horas

legJá ouviu falar de Trombose Venosa Profunda (TVP)? E de Síndrome da Classe Econômica? São a mesma coisa e podem estragar sua viagem e, pior, ameaçar sua vida. Trata-se de um distúrbio que pode afetar quem fica muitas horas sentado na mesma posição.

Tem um artigo bom sobre isso neste link 

E saiba que a TVP não é “coisa de idoso”. Ela pode afetar qualquer um.

.

Controle o tempo de voo

???????????????????????????????A coisa mais chata do mundo é quando o capitão avisa que a aeronave já está em procedimento de descida e, então, o povo todo decide levantar para ir ao banheiro, mexer nas bagagens etc. etc.. É aquela situação desagradável, em que os comissários ficam pedindo para as pessoas sentarem, mas elas, em vez disso, formam filas no toalete e criam aquela bagunça o corredor da cabine.

Não faça isso! É muito fácil hoje em dia controlar tempo de voo e não deixar o xixi e a arrumação geral para a última hora. Muitos aviões têm aquele canal de vídeo que mostra a rota e quanto tempo falta para o pouso. Basta você se programar para ir ao toalete e arrumar suas bagagens cerca de uma hora antes da aterrisagem. Mesmo quando o avião não tem o canal de informações, é só perguntar para os comissários.

.

___________________________________________________________________

Tem uma dica? Escreva na área de comentários!

___________________________________________________________________

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s