10 ideias para os hotéis do Brasil

Confira algumas coisas bem legais que são muito comuns no exterior, mas que raramente se vê em resorts e hotéis de nosso país

É chato dizer isso, mas a grande maioria dos hotéis e resorts do Brasil deixa muito a desejar em relação a estabelecimentos de fora que cobram os mesmos preços. Muitos recursos, amenidades e pequenos detalhes que as opções de hospedagem dos Estados Unidos, Europa e Ásia oferecem ainda estão longe da realidade no Brasil. Confira 10 itens que nossos hotéis deveriam começar a oferecer – e urgente!


cafeteiraCafeteira

Isso começou nos hotéis americanos, mas hoje em dia muitos da Europa também têm. Uma cafeteira com sachês de vários tipos de café e chá – tudo incluso na diária e reabastecido diariamente. Porque não há nada mais gostoso que tomar um cafezinho ou um chá na hora que você bem entender, sem precisar pedir nem sair do quarto.


ferroTábua e ferro de passar

Na minha primeira viagem aos Estados Unidos, em 1989, eu vi isso em um hotel, dentro do armário, e me espantei. Depois entendi o quanto isso é bom para quem viaja a negócios ou para algum evento formal, como um casamento, por exemplo. Hoje, o que me espanta é que no Brasil ainda é raro ver esse tipo de amenidade no quarto.

 


umidificadorUmidificador

Ok, nem todo lugar demanda isso. Se você viajar a Manaus, aliás, vai querer o contrário! Mas em condições normais de temperatura e pressão, o umidificador de ambiente é um santo remédio para as narinas e gargantas ressecadas pelo famigerado ar condicionado. Recentemente, numa viagem para a Suíça, fiquei em um quarto de hotel que tinha dois!


Menus de deliveryrestaurant-menu-printing

Isso é tão simples, mas eu nunca vejo no Brasil! Qualquer hotel americano tem menus de delivery dos restaurantes próximos disponíveis na recepção ou mesmo no quarto. Afinal, nem todo mundo quer engolir todo dia a comida do room service. Eu sei que em terras tupiniquins existe a questão da segurança – o trânsito de entregadores não lá algo muito bem visto. Mas é uma ideia a se pensar.


varalVaral de banheiro

Incrível como uma coisa tão simples, que é quase obrigatória nos quartos de hotéis dos Estados Unidos, aqui no Brasil é raridade. O varal de banheiro é um cordão retrátil, que você só estende quando precisa, de um lado a outro do box de banho ou em outra parte do recinto. Biquinis, sungas, bermudas e até roupas íntimas secam bem mais fácil ali do que no abajur ou no cabide do armário.


Cabo e tomada de rede laptop-connect

“Pô, Mancha, estamos em 2015! Você quer ligar sua internet com cabos???” Calma, gente… Sim, o wi-fi é o ideal. Mas quantas vezes você já não pegou um quarto em que o sinal era fraco e intermitente? No Brasil, isso é mais do que comum, porque o número de roteadores por andar é sempre “econômico”… Se você está a passeio, só com tablet ou celular, paciência. Mas se tem um notebook, navegar fica muito mais fácil conectando fisicamente na rede. Para quem usa a internet a trabalho, eu diria que é essencial.


adaptadorAdaptador de tomada

Por incrível que pareça, ainda existem hotéis no Brasil que não têm à disposição dos hóspedes adaptadores de tomada. E, mesmo quando têm, são poucos e não atendem a demanda. Isso é particularmente grave no caso de estrangeiros que visitam o Brasil. Afinal, nosso padrão de tomada é diferente de todos os outros no mundo.

 


Telefone no banheirotelefone

Isso é particularmente comum nos Estados Unidos. Quase sempre tem uma extensão do telefone no banheiro, ao lado do vaso sanitário ou do chuveiro. Porque não há nada mais desagradável que precisar sair correndo para o quarto para atender uma ligação.

 


guardachuvaGuarda-chuva

No Brasil, pode faltar água nas torneiras, mas não nas ruas e calçadas. Sim, chove muito por aqui. E qual é o viajante que leva um guarda-chuva na bagagem? Pois é! Tanto nos Estados Unidos como na Europa, muitos hotéis emprestam guarda-chuvas aos hóspedes. Em um hotel em que fiquei na Irlanda, não era nem preciso pedir: ele ficava no quarto.

 


Chinelos descartáveischinelo

Nos últimos tempos, eu deixei de colocar chinelos na mala quando viajo ao exterior. Porque a maioria dos hotéis de 3 estrelas ou mais fornecem chinelos descartáveis junto com o roupão de banho (este não descartável). Principalmente quando o hotel tem spa ou sauna. Mas, aqui no Brasil, isso não é prática comum ainda.


 

 Tem alguma outra ideia? Coloque aí embaixo nos comentários!

 

3 opiniões sobre “10 ideias para os hotéis do Brasil”

  1. Todas ótimas mudanças. E eu ainda espero o dia que os hotéis brasileiros tenham bons produtos de toilette – não xampus sofríveis ou, nos hotéis de luxo, produtos importados. Existem ótimas marcas nacionais que poderiam fornecer uma linha de itens em embalagens bonitas e eficientes. Do jeito que é hoje, dá nem vontade de levar pra casa. 😉

  2. O alto custo Brasil e a instabilidade econômica deixam todos inseguros ,comparar Eua aonde somente Miami recebe 35 milhoes de turistas e aqui não chega a 6 milhões é falar algo sem conhecer o mercado..A esqueceu de falar que muitos hotéis nos Eua copos de café bem como talheres sao descartáveis e aqui essa cultura nao chegou..

Faça seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s